*

Por muitas décadas, o sutiã foi visto como um item indispensável no vestuário feminino. A história indica que um protótipo já era usado na Grécia Antiga e no Império Romano. Depois disso, ele evoluiu para o doloroso corselete e eventualmente virou o modelo que conhecemos hoje. Enquanto várias pessoas ainda pensam na peça como essencial na vida feminina, algumas mulheres discordam.

O movimento “Free The Nipple” (algo como “liberte o mamilo”) começou em 2012 com as gravações do filme de mesmo nome, dirigido por Lina Esco. A campanha tem um objetivo simples, mas difícil: fazer com que as mulheres possam, assim como os homens, mostrar em público os seus mamilos. Não tem nada a ver com exibicionismo ou “falta do que fazer”, o Free The Nipple é uma missão de igualdade de gênero.

Várias celebridades aderiram ao movimento, incluindo Kendall Jenner, Naomi Campbell, Alanis Morrisette e Rihanna. Independente se você quer dizer tchau para o sutiã ou não abre mão da peça, separamos uma lista de mitos e verdades para desmistificar o famoso item:

1. Usar sutiã faz mal e deforma os seios.
Mito. A chefe de mastologia do Hospital das Forças Armadas Tainá Perdigão afirma que o uso do acessório não faz mal algum e não deforma os seios.

2. Existem benefícios em usá-lo.
Verdade. “Ele auxilia no sustento do peso em casos de mamas volumosas e em pacientes que se queixam de dor nos seios”, conta Tainá. Ainda de acordo com a médica, o sutiã ajuda a aliviar esse desconforto.

3. Não usar o acessório faz mal.
Mito. A especialista reforça que não existe comprovação científica que indique isso. O item é indicado em casos de mamas volumosas, pois serve para dar sustentação para coluna vertebral. Apesar disso, usar sutiã é uma escolha pessoal.

istock

4. Qualquer mulher pode abandoná-lo.
Verdade. “Se a paciente não tem dor nas mamas e não gosta de usar, não há problema algum em ficar sem”, afirma Tainá.

5. Dormir com sutiã causa problemas.
Mito. A médica explica que não faz mal dormir com o acessório. Mas muitos especialistas já apontaram que o uso da peça à noite não ajuda na sustentação do seio porque quando a mulher está deitada a gravidade não impacta a região.

6. Todas as mulheres devem usá-lo.
Mito. “O sutiã é recomendado em pacientes com mamas pesadas ou volumosas. Também é indicado para quem tem seios sensíveis e dolorosos”, responde a mastologista.

Confira algumas celebridades que não têm problema em dispensar a peça e “libertar os mamilos”:



COMENTE

 
mitos e verdadessutiã

Leia mais: Bem-Estar