Conheça Carlo Guaragna, o professor de ioga sucesso das aulas on-line

O instrutor faz sucesso com seus vídeos rápidos no Facebook de como inserir a prática e a meditação no dia a dia

Juliana Contaifer
Compartilhar notícia

Você já deve ter cruzado com o porto-alegrense Carlo Guaragna, de 26 anos, em algum vídeo nas redes sociais. Basta dar um scroll na timeline de qualquer pessoa que ele aparece sem camisa dando aulas de ioga on-line. O gaúcho chama atenção pela juventude, mas também pela maneira simples de encarar essa prática milenar.

O professor defende que a ioga deve ser acessível para qualquer pessoa, por isso, em sua página no Facebook, ensina posições fáceis de serem feitas a qualquer hora do dia, em qualquer lugar: deitado na cama ou até assistindo televisão. O professor também entra ao vivo alguns dias à noite para fazer meditações guiadas. A ideia é criar um momento para cuidar da saúde física e mental e promover um cuidado com o corpo.

“Vivemos na sociedade do cansaço. As pessoas precisam passar a ouvir um pouco mais a si mesmas, confiar na própria intuição, escutar o que o corpo precisa”, conta o professor em entrevista ao Metrópoles.

Carlo começou a praticar ioga em 2011. Não conhecia muito bem a técnica, mas tinha grande curiosidade. Entrou em uma escola e não saiu mais.

Notou rapidamente os resultados físicos, de força e flexibilidade. Mas aos poucos percebeu os benefícios na mente. “Era como um remédio. Me sentia melhor depois de cada aula”, lembra. A ioga mudou a vida de Carlo. “Hoje, minhas decisões são tomadas a partir do que aprendi meditando durante a prática”, revela.

Decidiu se formar professor para agregar conhecimento, não tinha vontade de repassar a técnica. Mas quando viu, estava dando aula durante seis horas por dia. Os vídeos nas redes sociais começaram após um amigo, que tinha um negócio on-line, convencê-lo a complementar os ensinamentos oferecidos na academia. Assim nasceu o Prána Yoga.

O modelo de negócios é muito simples. Depois de uma assinatura on-line, o aluno preenche um questionário dizendo quantas vezes por semana pretende praticar, qual o nível de condicionamento físico, o interesse com a prática. A partir desses dados, os vídeos de Carlo são distribuídos em um calendário personalizado.

“A galera tem aceitado muito bem. Temos mudado a vida das pessoas”, comemora o professor, que tem agora alunos de 18 a 65 anos, iniciantes e avançados, de todas as partes do país.

No Facebook, as aulas mais curtinhas, de 10 minutos, seguem a todo vapor. E os comentários são os melhores. Muitos espectadores elogiam a simpatia e o condicionamento físico do professor. Mas há vários relatos de quem descobriu o ioga pela página de Carlo. Pessoas ansiosas, com depressão ou problemas para dormir que acabam encontrando na prática uma ajuda para lidar com a vida.

Para ele, a sociedade hoje vive com a cabeça no futuro. “Estamos no automático aguardando o fim de semana e a hora que vai sobrar tempo para dormir, a noite para descansar. A vida nunca é agora. É preciso equilíbrio”, conclui.

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile