*

Ansiedade é uma reação humana. Para algumas pessoas, é comum sentir um certo nervosismo antes de uma prova importante, em um primeiro encontro ou em acontecimentos que fogem à rotina. Mas, para outras, a aflição pode surgir em momentos do dia a dia, como dirigir, pegar um elevador ou socializar.

O medo de situações rotineiras e de tarefas que já foram realizadas múltiplas vezes pode ser avassalador e incapacitante para os ansiosos. Quem sofre de algum transtorno de ansiedade não é estranho às crises de pânico, que são caracterizadas como momentos de apreensão intensa e temor irracional de que algo ruim ou ameaçador vá acontecer.

Os transtornos de ansiedade e a síndrome do pânico têm tratamento e devem ser diagnosticados por psiquiatras. Mesmo com medicação e terapia, os sintomas podem reaparecer às vezes. Alguns sinais físicos são batimento cardíaco acelerado, mãos suadas ou frias, agitação dos braços e pernas e sensação de fraqueza.

Os aplicativos listados são gratuitos e ajudam durante crises de ansiedade, seja para registrar o que foi sentido, desacelerar a mente ou oferecer sons e imagens relaxantes:

1. Querida Ansiedade (disponível para iOS e Android)

Reprodução

O “Querida Ansiedade” tem uma seção que explica o seu funcionamento. Ele permite que o usuário escreva o que está sentindo, além de oferecer meditações e exercícios de respiração. A psicóloga que criou o aplicativo disponibiliza vídeos em que responde a perguntas frequentes sobre ansiedade.

2. Pacifica (disponível para iOS, Android e online)

No “Pacifica” é possível anotar diariamente como está o humor, quantas horas de sono se teve e quanto exercício físico foi realizado. Ele oferece aulas curtas de meditação e lugares para escrever inspirações e objetivos. O app só está disponível em inglês.

Reprodução

3. Self-help Anxiety Management (disponível para iOS e Android)

O “SAM” é um dos melhores aplicativos para acalmar ansiedade. Há uma função para ajudar na hora das crises, com vários recursos de respiração e de direcionamento de sensações. Todos os registros ficam salvos para que o usuário possa aprender a controlar melhor suas reações. O app está disponível somente em inglês.

Reprodução

4. Mind Shift (disponível para iOS e Android)

Reprodução

O “Mind Shift” explica tudo sobre ansiedade e disponibiliza pensamentos realísticos sobre como “essa sensação vai passar” e “não posso prever o futuro”. O app tem uma seção para acalmar o usuário com vozes que narram situações relaxantes que ele deve imaginar.

5. Be Okay (disponível só para iOS)

O aplicativo é brasileiro e foi criado por três universitárias. Ao abrir o “Be Okay”, a tela mostra um controle de respiração que diz quando expirar e quando inspirar. O app permite registrar as crises e oferece sons para relaxar. Nele é possível importar fotos para ver nos momentos de ansiedade e pânico.

Reprodução

 



COMENTE

 

Leia mais: Bem-Estar