*

Cansaço, estresse, dor de cabeça e aquela vontade de comer doces. Esses sintomas, ou pelo menos alguns deles, toda mulher certamente já sentiu. A menstruação, fenômeno natural do corpo feminino, que ocorre todo mês, vem acompanhada da tensão pré-menstrual (TPM). Em diversos casos, muito pior que a descamação natural que o útero sofre mensalmente, é a preparação para ela.

A TPM afeta milhares de mulheres todos os dias. Pensando no tema, o Metrópoles conversou com o ginecologista e professor do Centro Universitário de Brasília (Uniceub) Antônio César Paes Barbosa para esclarecer o que é verdade e o que é mito a respeito do tema.

“A tensão pré-menstrual é um transtorno complexo e muito individual, que tem que ser tratado seguindo orientações médicas. ”, ressaltou o doutor.

De acordo com o ginecologista, as respostas abaixo não substituem consultas a especialistas.

1. TPM varia a temperatura corporal. Mulheres ficam com mais frio. Mito. A mulher tem aumento de temperatura corporal por causa do nível do ciclo menstrual. O que ocorre é o aumento da produção de hormônios e, em consequência, o aumento da temperatura do corpo. Mas não é um sintoma da TPM.

2. Chocolate e açúcares, no geral, acalmam as mulheres na TPM. Mito. Esses alimentos, além de outros à base de cafeína, pioram os sintomas da TPM. Mas, durante o período da tensão pré-menstrual, a mulher sente mais vontade de comer doces.

3. TPM oscila o humor das mulheres. Meia verdade. Isso pode variar de acordo com a mulher. A TPM apresenta mais de 100 sintomas. A oscilação de humor é um deles.

4. Mulheres ficam mais sensíveis. Verdade. A mulher pode ficar mais sensível, ou até mesmo nervosa, por causa da TPM e, em consequência, perder o controle com mais facilidade.

5. Sintomas parecidos podem ocorrer após a menstruação (tensão pós-menstrual). Meia verdade. É raro, mas pode acontecer. O habitual é antes.

6. TPM provoca alterações na pele (Espinhas, manchas). Verdade. Pode provocar essas alterações na pele em função dos distúrbios hormonais.

7. TPM abaixa libido. Meia verdade. A TPM é complexa. Como há disfunções hormonais nesse período, pode ser que a haja alterações na libido.

8. Receitas caseiras, como massagens e chás, ajudam a diminuir a TPM. 
Mito. A tensão pré-menstrual é um transtorno complexo e muito individual, que tem que ser tratado seguindo orientações médicas. Caso apresente algum sintoma, a paciente deve procurar acompanhamento médico e não se tratar seguindo receitas caseiras.

9. Evitar alguns alimentos, como excesso de sal, ajudam a amenizar os sintomas da TPM. Verdade. Alimentos com sal pioram os sintomas da TPM porque colaboram na retenção de líquido. Então, evitá-los nesse período é recomendável.

10. TPM tem cura. Mito. A TPM é um transtorno hormonal, portanto, somente após uma avaliação médica a mulher pode começar um tratamento especializado para combater os sintomas.

11. Óleo de prímula diminui a intensidade da TPM. Mito. A tensão pré-menstrual é um transtorno complexo e muito individual, que tem que ser tratado seguindo orientações médicas. Caso apresente algum sintoma, a paciente deve procurar acompanhamento médico.

12. O convívio entre mulheres pode fazer com que elas entrem juntas na TPM. Verdade. As mulheres entram no ciclo menstrual juntas, então os sintomas da TPM podem vir juntos também. Porém, se uma delas estiver tomando anticoncepcional o ciclo dela vai ser de acordo com o remédio.

13. TPM incha as mulheres (Peito, barriga, pernas). Verdade. Pode acontecer retenção de líquidos durante o período pré-menstrual o que faz a mulher ficar inchada.

14. Dor de cabeça é um dos principais sintomas da TPM. Verdade. Está entre os mais de 100 sintomas da TPM.

15. É importante evitar cafeína durante a TPM. Verdade. Esse alimento piora os sintomas da TPM.

16. TPM é mais comum em mulheres mais velhas. Verdade. A TPM durante a adolescência não é tão comum quanto na segunda e terceira décadas de idade.

17. A TPM não acaba com a menstruação. Meia verdade. É raro, mas pode acontecer.

18. A TPM pode durar o mês inteiro. Mito. Se a mulher apresenta sintomas semelhantes aos da TPM durante todo o mês, e não apenas no período pré-menstrual, deve procurar um médico.

19. Existem níveis de TPM, mulheres têm mais ou menos TPM. Verdade. O tipo e a intensidade dos sintomas são individuais, variando de acordo com a mulher.

20. TPM é psicológico. Meia verdade. A TPM também apresenta sintomas psíquicos, sendo influenciada por componentes psicológicos. Se a mulher já está com algum problema em casa, no trabalho, com a família, por exemplo, pode piorar os sintomas da TPM.



COMENTE

 
Saúde

Leia mais: Bem-Estar