Veja 5 sinais da pele que podem indicar envelhecimento precoce

Dermatologista ajuda a identificar os sinais de que a pele está envelhecendo rápido demais e sugere tratamentos para reverter o quadro

atualizado 10/08/2022 15:21

Mulher se olhando no espelho e vendo pele do rosto

O envelhecimento da pele é um processo natural do corpo. Porém, é importante que determinados cuidados sejam tomados para evitar que esse envelhecimento ocorra de forma precoce, notado pelo surgimento de rugas, flacidez e manchas antes da hora.

Os sintomas mencionados são resultado do aumento da oxidação das células, que pode ocorrer ainda na juventude por meio das agressões externas, como a radiação solar e a poluição, e das internas, a exemplo da genética.

De acordo com o dermatologista André Moreira, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Skin of Color Society, a pele dá cinco sinais de que está envelhecendo rápido demais. São eles:

Pele com aspecto desidratado

“Perdemos água naturalmente com o amadurecimento. Porém, quando não repomos essa água, a nossa pele fica com aspecto envelhecido antes do que deveria. Beba água e use hidratantes adequados para prevenir o envelhecimento precoce”, indica o profissional.

Manchas escuras

O sol e a iluminação artificial provocam manchas na pele, vilãs da aparência e potenciais focos de câncer de pele. “Use protetor solar para evitá-las”, orienta André.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
0

Manchas brancas

“Assim como as manchas escuras, o sol ainda pode causar manchas brancas. Conhecidas como leucodermias, elas também são prejudiciais à aparência da pele. Mais uma vez, abuse do protetor solar”, frisa o médico.

Flacidez

“O colágeno é o responsável por manter a nossa pele firme. Não ter hábitos de vida saudáveis e uma rotina de skincare apropriada faz com que o colágeno seja consumido mais rápido do que deveria, conferindo flacidez”, adverte o especialista.

Rugas

Segundo André, as linhas de expressão surgem naturalmente. Porém, se elas se tornam evidentes antes da hora, é sinal de que algo não vai bem. Por isso, segundo o médico, o ideal é procurar um dermatologista para investigar e tentar reverter o quadro.

“Vale consultar um dermatologista para adequar a rotina de cuidados e fazer procedimentos para amenizar o processo de envelhecimento”, conclui o profissional.

Mais lidas
Últimas notícias