Dermaplaning: técnica de depilação é acessível e não engrossa os pelos

Além de remover a pelugem do rosto, o método esfolia a pele e estimula a produção de colágeno. Procedimento pode ser realizado em casa

atualizado 27/05/2020 14:38

dermaplaning: tecnica de raspar o rostoBallyscanlon/Getty Images

Sucesso entre norte-americanas e europeias, o dermaplaning tem se popularizado entre as youtubers e instagrammers de beleza do Brasil por remover os pelos do rosto de maneira fácil, acessível e indolor, por meio de um bisturi especial para a face.

Além de eliminar os indesejados pelinhos (principalmente aqueles da costeleta), a técnica estimula a produção de colágeno e remove as células mortas do rosto, graças ao atrito da lâmina com a pele, que promove uma esfoliação poderosa capaz de trazer benefícios antienvelhecimento.

O resultado? Uma pela mais clara, sedosa e brilhante.

Sem perigo de engrossar pelos

A pergunta que mais se ouve em relação ao dermaplaning é se os fios podem crescer mais rápido ou mais grossos após o procedimento. Segundo a dermatologista Apolonia Sales, não há o que temer em relação a isso.

Ela explica que, ao contrário de outros pelos do corpo, os do rosto têm a mesma espessura da raiz às pontas. Portanto, a extremidade deles sempre será fina, independe se o fio for arrancado com cera ou aparado com lâmina.

Reprodução/Internet
Antes e depois do dermaplaning
Pode ser feito em casa

O procedimento pode ser encontrado em clínicas de estética ou realizado em casa, com material próprio para amadores. Apesar de ser menos cortante, a ferramenta para quem não é profissional deve ser usada de maneira cuidadosa, com a pele limpa, livre de acne ativa ou rosácea.

O dermatogista Wesley Ferreira acrescenta um cuidado importante para quem fizer esse tipo de depilação no lar. “O material deve estar muito bem esterilizado. Caso contrário, pode trazer riscos à saúde”, destaca o médico.

Como usar

A recomendação da maioria dos fabricantes das lâminas é não reutilizar o material. O indicado é descartar o bisturi a cada uso.

Se quiser, por precaução, passe também álcool 70% no acessório antes de usá-lo, assim que retirá-lo da embalagem.

O ideal é realizar a prática antes de um evento especial, como casamento ou formatura. Além dos benefícios já citados, o procedimento ainda ajuda a maquiagem a penetrar melhor na pele.

Na galeria abaixo, confira opções de ferramentas caseiras para dermaplaning.

0

Últimas notícias