Afinal, o bebê de Meghan e príncipe Harry será britânico ou americano?

Com a mudança do casal para a Califórnia, o irmão mais novo de Archie provavelmente nascerá nos EUA

atualizado 16/02/2021 12:40

meghan-markle-com-harry-e-archie@tiscali.it/instagram/reprodução

O segundo bebê de Meghan Markle e príncipe Harry ainda nem veio ao mundo, mas as especulações estão a todo vapor. Embora a duquesa de Sussex esteja em processo para se tornar oficialmente uma cidadã do Reino Unido, após a mudança dos pais para a Califórnia, ainda restam dúvidas: o pequeno será americano ou britânico?

A resposta correta é: os dois. Uma vez que Meghan nasceu e foi criada em Los Angeles, é cidadã americana. Harry, por sua vez, é britânico, e seu filho ou filha pode obter dupla cidadania nos Estados Unidos e no Reino Unido, independentemente de onde o bebê tenha nascido.

O Palácio ainda não se posicionou, mas de acordo com o governo da Grã Bretanha, a cidadania britânica é normalmente transmitida automaticamente pelos pais, mesmo para crianças nascidas fora do território inglês.

Contudo, embora o filho de Harry seja automaticamente um cidadão inglês se ele ou ela nascer fora do Reino Unido, os netos do príncipe teriam que se inscrever para cidadania na Grã Bretanha, se não nascerem lá.

0

Já nos Estados Unidos, a regulamentação diz que a cidadania norte-americana pode ser solicitada se um dos pais for nascido no país e for comprovado que o solicitante viveu no local por um período de pelo menos cinco anos — dois deles antes dos 14 anos.

Portanto, se Meghan e o Príncipe Harry receberem seu segundo filho na Califórnia, como esperado, ele ou ela poderá se candidatar à presidência dos Estados Unidos algum dia — ao contrário de seu irmão mais velho, porque ele nasceu na Inglaterra, de acordo com o que diz a revista People. 

Vale lembrar que, independente da escolha do casal sobre a cidadania do segundo filho, tudo deve ter aprovação da rainha Elizabeth, que terá a guarda oficial do bebê Sussex.

O futuro irmão de Archie também não será o primeiro neném real nascido no país – ou mesmo na Califórnia. Lord Frederick Windsor, filho do primo-irmão da Rainha Elizabeth, e sua esposa Lady Frederick Windsor (Sophie Winkleman) deram as boas-vindas à filha mais velha, Maud, em Los Angeles em agosto de 2013.

A pequena está, atualmente, na 51ª posição da fila para o trono britânico, embora ela vá descer um ponto após a chegada do filho de Meghan e Harry.

Últimas notícias