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Teatro se prepara para enfrentar o poder em Brasília

Festival Cena Contemporânea traz montagens e performances que questionam o status quo e arrancam as máscaras da encenação política

atualizado

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Nas próximas duas semanas, o teatro se desafia a enfrentar os ritos políticos na capital do país. Com o fim das Olimpíadas, os olhos distraídos do Brasil se voltam a Brasília, palco para o ato final do impeachment da presidenta Dilma Rousseff, eleita com mais de 54 milhões de votos, mas retirada do cargo por um processo questionado internacionalmente.

Nos teatros e nas ruas, o festival Cena Contemporânea traz espetáculos que enfrentam o status quo e mostram por que cabe ao artista a missão de ficar diante dos “tanques” que afrontam a democracia.

Apresentar neste momento uma peça de teatro em Brasília é responder a essa encenação do teatro, essa grande farsa, uma teatralização no mau sentido de um golpe manifesto, gestado num artifício técnico jurídico e midiático. Diante dessa encenação da política, o teatro responde de modo político, com engajamento e numa ativa

Pedro Kosovski
Pedro Kosovski ganhou o Shell de dramaturgia

Pedro Kosovski é dramaturgo de “Caranguejo Overdrive”, peça premiada pela crítica e aclamada pelo público, que põe o Rio de Janeiro de volta às margens, longe dessa imagem apoteótica, festiva e monumental erguida durante os dias de Olimpíadas. A montagem questiona o crescimento desordenado da antiga capital do poder a partir dos catadores de caranguejos, que habitavam à sombra das decisões palacianas.

A peça traz perguntas dolorosas lançadas sobre um espaço cênico que é um lamaçal, onde as vozes dos miseráveis, dos excluídos e dos desclassificados se entrelaçam numa mistura de linguagens (música, dança, performance, teatro) em tempos sem cronologia. Estamos falando da urbanização do Rio, da Guerra do Paraguai e da história do Brasil nos últimos 60 anos

Carol Virguez
Carol Virguez: Prêmio Shell de melhor atriz

Carol vive uma prostituta paraguaia traficada para o Brasil e largada no mangue da cidade.  Um dos momentos marcantes é uma performance livre em que alinha temas da política atual, como o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.  Há aproximações de 1964 com 2016 provocadas por Pedro Kosovski, que vai dar uma oficina de dramaturgia a partir desse mote.

Toda essa preparação olímpica mobilizou a escrita de “Caranguejo Overdrive”. A construção de uma cidade olímpica que testemunhou o caos urbano, não pelas obras em si, mas do jeito que foram conduzidas pela Prefeitura cujas estratégias e decisões centrais foram feitas no gabinete, com raras escutas públicas. São quadros violentos e opressivos testemunhados por todos que vivem no Rio de Janeiro, num ciclo que se repete historicamente

Pedro Kosovski

Caranguejo Overdriver estará em cartaz no Sesc Garagem (913 Sul), dias 26/08 (sexta) e 27/08 (sábado), às 19h.

https://www.youtube.com/watch?v=7JOj1KpwBXE

Cegueira social

Na quinta-feira (25/08), quando o Senado abrir a discussão, que nos soa cada dia mais estéril, sobre impeachment x golpe, uma centena de pessoas vestidas a rigor de vendas no rosto e cobertas de lama vai intervir em torno dos Três Poderes, representados pelo Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Superior Tribunal Federal.

Para alguns espectadores, “Cegos” é uma imagem simbólica da humanidade servil ao capitalismo excludente. Noutros olhares, espelha a classe dominante, uma máfia que articula membros do legislativo, executivo, sistema financeiro, latifúndio e indústria, a elite brasileira, coberta de lama, de uma sujeira ética 

Marcos Bulhões

Marcos Bulhões é um dos diretores de “Cegos”, uma crítica a cegueira social, a falta de reflexão política e crítica, aos que são guiados e manipulados por vozes dominantes com sede de poder a todo custo. Criada em 2012, a performance integrou o Palco Giratório e viajou o país. Esteve também em Nova York, Aqui, o diretor e performer Marcos Bulhões quer arregimentar o maior número de pessoas possíveis e convoca voluntários para integrar a intervenção.

A performance “Cegos” está aberta para voluntários. Para participar, é preciso integrar gratuitamente de uma oficina, onde artistas vão dar noções artísticas e comandos técnicos para sua realização. Mais informações da oficina (clique aqui)

A oficina vai acontecer hoje (23/8) e amanhã (24/8), no Iesb, das 19h às 22h. E a performance ocorrerá na quinta (25/8) e sexta (26/8), às 15h.

https://www.youtube.com/watch?v=ZVfnS4UWeRE

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