Bloco Bom Para Todos promove carnaval inclusivo a autistas no DF

Som mais baixo, brincadeiras sensoriais e presença de psicólogos fazem parte da folia marcada para ocorrer neste sábado (18/2) no Lago Norte

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Kácio Pacheco/Metrópoles
autista2
1 de 1 autista2 - Foto: Kácio Pacheco/Metrópoles

O carnaval de Brasília está se tornando um evento cada vez mais democrático. Neste ano, os autistas e pessoas com transtornos similares ganham a chance de curtir a folia com o bloco “Bom Para Todos”, que sairá no Parque Vivencial II, no Lago Norte, neste sábado (18/2). A ideia surgiu dos psicólogos Carolina Passos e Paolo Rietveld.

O novo bloco carnavalesco tem algumas particularidades para o público especial. A música vai tocar em volume mais baixo, haverá brincadeiras sensoriais e a presença de psicólogos. “O som alto e a multidão afastam diversas pessoas com o transtorno que também gostariam de fazer parte da festa”, explica Carolina Passos.

Além disso, não será permitida a entrada de alguns instrumentos típicos da folia para evitar maiores incômodos aos participantes. São eles: apitos, cornetas, balões e lança confetes. “Barulhos repentinos podem assustar e desestabilizar os meninos. Queremos mostrar que é preciso a sociedade se adaptar para que todos se divirtam”, avalia Paolo.

O nosso principal objetivo é oferecer um espaço de integração entre os portadores da doença e a sociedade. Queremos todos presentes, desejamos envolver a sociedade com os pacientes e mostrar que todos saem ganhando

Paolo Rietveld, psicólogo

Além de desmontar o preconceito, Paolo explica que esse tipo de evento tem importante efeito no tratamento dos pacientes. “Trabalhamos as habilidades sociais das crianças e chamamos atenção para a doença e o tratamento”, alerta. Segundo levantamento de organizações sociais, o Distrito Federal tem cerca de 60 mil crianças autistas.

A ideia veio de atividades terapêuticas que Paolo e Carolina desenvolviam dentro do consultório. Além dos atendimentos individuais, os dois passaram a consultar pacientes em grupo e notaram que o resultados foram excelentes. “É um aprendizado de mão dupla: as crianças aprendem que devem seguir certas regras de sociabilidade e as pessoas ‘ditas normais’ descobrem como é conviver com autistas”, explica Paolo.

A parte musical, composta por marchinhas clássicas de carnaval, será feita pela banda Largatixa Chorosa, que se apresenta às 16h. A alimentação fica por conta dos food trucks Kombinha Azul, que vende comidas sem glúten e sem lactose, e Sucopira, responsável por levar as bebidas naturais.

Bom Para Todos
Sábado (18/2), no Parque Vivencial (Lago Norte), a partir das 14h. Entrada Franca. Classificação indicativa livre

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?