Voluntários do DF recebem teste de vacina contra Covid-19 nesta quarta

Coronavac será aplicada em cinco funcionários do Hospital Universitário que, junto com a UnB, coordena os ensaios clínicos na cidade

atualizado 04/08/2020 19:49

imagem de mulher segurando uma vacinaSarayut Thaneerat/Getty

Os primeiros cinco voluntários do Distrito Federal recebem nesta quarta-feira (5/8) a imunização candidata à vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech contra o novo coronavírus. O estudo é realizado pela Universidade de Brasília (UnB) e pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB-EBSERH).

Os testes da vacina, que está na fase 3 de desenvolvimento, serão feitos em 850 voluntários no DF. Todos serão profissionais de saúde que ainda não tiveram a doença. O primeiro atendimento de amanhã está marcado para às 9h.

A imunização testada em Brasília é inativada e aplicada em duas doses, com intervalo de 14 dias entre elas. O processo envolve várias fases, como triagem, avaliação de sinais vitais, consulta médica, coleta de exames, teste rápido, coleta de amostra para RT-PCR e tempo de observação após receber a vacina.

Os resultados apresentados na fase 2 de desenvolvimento da Coronavac – como a vacina vem sendo apelidada – foram considerados promissores e demonstraram a produção de anticorpos neutralizantes em 90% dos participantes que receberam a imunização.

O HUB é um dos 12 centros no Brasil que participam do ensaio clínico nacional, coordenado pelo Instituto Butantan, de São Paulo, e autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O grupo que desenvolverá a pesquisa no Hospital Universitário é composto por uma equipe multiprofissional de 25 pessoas. Elas estão dedicas especificamente ao projeto e têm a responsabilidade de selecionar e acompanhar os voluntários.

0

Últimas notícias