metropoles.com

Virologista da Fiocruz alerta sobre potencial pandêmico de novo influenza

O vírus transmitido por porcos foi encontrado pela primeira vez no Paraná, em uma trabalhadora de um matadouro

atualizado

Compartilhar notícia

porcos
1 de 1 porcos - Foto: null

A chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo da Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Marilda Siqueira disse que o “Brasil precisa estar alerta” para as consequências do vírus A H1N2, encontrado no estado do Paraná.

Em entrevista ao jornal O Globo, ela disse que o vírus transmitido de porcos para os seres humanos é uma nova variante do vírus influenza, genomicamente diferente de todas as amostras relatadas desde 2005 e apresenta potencial pandêmico.

O caso de uma mulher de 22 anos do município de Ibiporã, no Paraná, infectada com o vírus, foi registrado em abril. Ela trabalhava em um matadouro, onde provavelmente foi contaminada. Os sintomas foram semelhantes a uma gripe leve e ela se recuperou.

“Precisamos manter vigilância intensa e constante porque as pandemias de H1N1 e do coronavírus Sars-CoV-2 deixam mais do que evidente como vírus respiratórios podem ser devastadores”, disse ao jornal.

A virologista ressaltou que os influenza são altamente contagiosos e a população não tem imunidade contra eles. A equipe de Marilda busca por casos locais para descobrir o grau de risco do A H1N2. Os cientistas analisam 3 mil amostras de moradores de Ibiporã e Londrina que tiveram doença respiratória nos últimos meses que não foram diagnosticadas como Covid-19.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?