Veja três alimentos importantes para controlar a pressão arterial

Pressão alta está associada a problemas como infarto e derrame, mas uma alimentação equilibrada ajuda no controle da condição

atualizado 01/03/2022 12:23

NozesNenov/Getty Images

A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma condição que não tem cura e pode aumentar as chances de infarto e derrame. Além disso, a doença é silenciosa e os sintomas só se apresentam em quadros mais extremos. Hábitos de vida saudáveis, como o consumo de alimentos naturais, ajudam a evitar o problema.

Normalmente, a pressão alta ocorre quando o sangue está com dificuldades para chegar aos outros órgãos do corpo. A alimentação pode ser uma importante aliada porque melhora a circulação sanguínea e ajuda na eliminação do sódio que, quando consumido em exagero, causa a pressão alta.

Melhores dietas para a saúde do coração

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
0

Veja três alimentos excelentes para controlar a pressão alta:

1. Nozes

Para o jornal britânico The Sun, a nutricionista Rosie Millen explicou que as nozes são ricas em aminoácido triptofano, além de antioxidantes e gorduras saudáveis.

Especialistas afirmam que as nozes, quando combinadas com uma dieta com menor taxa de gorduras saturadas, ajudam a reduzir a pressão arterial em pessoas com risco de doenças cardiovasculares.

2. Chá

A bebida possui um efeito calmante e ajuda a controlar fatores como estresse e ansiedade. Em especial, o chá verde é uma recomendação. Ele é rico em catequinas e flavonoides, que conferem ação antioxidante e colaboram com a circulação sanguínea.

No entanto, é importante verificar se o chá a ser consumido tem cafeína. Apesar de ser mais relacionado ao café, a cafeína também está presente em chás e é uma substância que aumenta a pressão arterial.

3. Iogurte

Outro alimento que deve ser incluído na rotina é o iogurte. Segunda a pesquisadora da Universidade do Sul da Austrália, Alexandra Wade, o iogurte colabora para o controle da pressão arterial. Em entrevista para o The Sun, ela explicou que os laticínios contêm uma variedade de micronutrientes, incluindo cálcio e potássio, envolvidos na regulação da pressão arterial.

“O iogurte é especialmente interessante porque também contém bactérias que promovem a liberação de proteínas que reduzem a hipertensão”, afirma Wade. A cientista comenta que o consumo regular do alimento gerou diferenças significativas na pressão arterial.

Mais lidas
Últimas notícias