Pressão alta: saiba como identificar sintomas e conheça tratamentos

A hipertensão é uma doença crônica, que não tem cura. Muitos não sabem que possuem a doença, que é silenciosa e perigosa. Fique de olho

atualizado 03/05/2019 20:38

aparelho para aferir pressão altaMarcelo Leal/Unsplash

A hipertensão é uma doença crônica, não tem cura e, quando não é devidamente tratada, pode aumentar o risco de desenvolver problemas de saúde graves, como infarto, derrame ou comprometimento renal. É importante lembrar que, além de tudo, a enfermidade é silenciosa. Os sintomas só se manifestam quando a pressão do paciente está alta demais. Considera-se acima do patamar ideal quando a pressão sanguínea sistólica e a diastólica estão acima de 140 mmHg e 90 mmHg, respectivamente.

Os principais sintomas são tonturas, visão turva ou falta de ar quando está muito alta, o que também é conhecido por crise hipertensiva. Nestes casos, ocorre um aumento rápido e severo da pressão arterial, com níveis de pressão diastólica acima de 120 mmHg, sendo recomendado seguir para o hospital o mais rápido possível.

No entanto, pode ser controlada com remédios indicados pelo cardiologista e a adoção de um estilo de vida saudável.

Pacientes já hipertensos, em uso diário de medicação, podem apresentar valores de pressão aumentados mesmo sem sentir nada. Nesses casos, é recomendado consultar o cardiologista para reavaliação e ajuste do tratamento.

Possíveis causas
As causas da pressão alta estão relacionadas com fatores genéticos, excesso de peso e hábitos de vida pouco saudáveis, como uma alimentação rica em sal e gorduras e sedentarismo. Quando ela não é devidamente tratada, pode levar a sérias consequências como derrame cerebral, problemas no coração e nos rins, que podem levar à morte.

Quais os sintomas
Embora não se manifestem em todas as pessoas, os sintomas de pressão alta podem incluir:

  • Enjoos;
  • Tonturas;
  • Dor na nuca;
  • Dificuldade para respirar;
  • Visão embaçada;
  • Dor no peito.

​Caso o indivíduo comece a apresentar estes sintomas, deve ser levado para o hospital. No entanto, é importante lembrar que a pressão arterial pode aumentar em situações como susto, noite mal dormida, após uma discussão ou durante e após a atividade física, não sendo necessariamente um sinal de problemas de saúde.

Como saber se a pressão está alta
A única forma de saber se a pressão está alta é através da medição com aparelhos específicos.

Como é feito o tratamento
O tratamento para pressão alta pode ser feito com a ingestão diária de medicamentos anti-hipertensivos. Além disso é recomendado fazer uma alimentação com pouco sal e gordura, indicada pelo nutricionista, e praticar exercícios físicos regulares, conforme orientação médica e de um especialista. O paciente hipertenso deve também fazer acompanhamento frequente com o cardiologista a cada três meses, ou conforme orientação de seu médico.

  • Alimentação para pressão alta
    Evitar o consumo de sal, não ultrapassando dois gramas por dia
    Substituir o sal por outros temperos, como ervas aromáticas, tomilho, louro, orégano, salsa, cebola, limão ou manjericão, por exemplo
    Não consumir alimentos industrializados, como molhos, embutidos, conservas, enlatados, congelados e snacks
    Evitar consumir café, doces, frituras, refrigerantes e carnes vermelhas
    Aumentar o consumo de frutas, legumes, verduras e carnes brancas

Com informações do portal Tua Saúde

Últimas notícias