metropoles.com

Variante Ômicron se replica melhor no nariz das crianças, diz estudo

Estudo australiano descobriu que a variante é melhor que as anteriores para infectar e se replicar nas células nasais das crianças

atualizado

Compartilhar notícia

Pixabay
Fotografia colorida de Criança doente febre
1 de 1 Fotografia colorida de Criança doente febre - Foto: Pixabay

Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, descobriram que a variante Ômicron do coronavírus se replica melhor nas células do nariz das crianças do que as cepas anteriores.

A descoberta, publicada esta semana na revista científica PLOS Biology, ajuda a explicar por que o número de infecções pediátricas foi maior durante a atual onda da pandemia em comparação às anteriores.

Os cientistas avaliaram o comportamento de três variante do vírus – a original, a Delta e a Ômicron – em contato com células epiteliais nasais primárias (NECs) de 23 crianças e 15 adultos saudáveis em testes de laboratório.

0

Eles descobriram que o vírus original se replica em níveis significativamente mais baixos nas células que revestem os narizes das crianças em comparação com as de adultos. No entanto, esse comportamento mudou com a Ômicron.

As defesas antivirais presentes nos narizes das crianças é menos acentuada para a Ômicron, de acordo com os pesquisadores. A variante também se reproduziu com mais facilidade nessas células em comparação com a Delta e a versão original do vírus, aumentando o risco de infecção.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações