metropoles.com

Uma em cada cinco pessoas tem alguma doença que pode agravar Covid-19

Comorbidades como diabetes, pressão alta e doenças respiratórias são fatores que influenciam no desenrolar clínico da infecção

atualizado

Compartilhar notícia

Getty images
arte coronavirus COVID-19 mundo mundial
1 de 1 arte coronavirus COVID-19 mundo mundial - Foto: Getty images

Uma em cada cinco pessoas no mundo corre o risco de desenvolver o quadro mais grave da Covid-19 caso seja infectada pelo novo coronavírus, segundo estudo publicado na segunda-feira (15/06), na revista Global Health, do mesmo grupo da The Lancet. Levantamentos mostram que 22% da população mundial tem alguma comorbidade que pode complicar a saúde em caso de infecção pelo novo coronavírus.

O estudo liderado pelo médico Andrew Clark, do Departamento de Políticas e Pesquisa em Serviços de Saúde da Escola de Londres de Higiene e Medicina Tropical de Londres, avaliou os dados de prevalência de doenças em 188 países ao redor do mundo, disponíveis no relatório Carga Global de Doenças, Lesões e Fatores de Risco de 2017.

Aproximadamente 1,7 bilhão de pessoas (22% de todo o mundo) têm diabetes, doenças cardiovasculares, doenças renais crônicas ou doenças respiratórias, todas relacionadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e por agências de saúde dos Estados Unidos e do Reino Unido como fatores de risco para o agravamento da infecção.

Com base nesta informação, a estimativa dos autores é que cerca de 349 milhões de pessoas (4% da população mundial) podem precisar de internação hospitalar caso tenham contato com o vírus. Os homens têm duas vezes mais chances de precisar de cuidados médicos em comparação com as mulheres: 6% e 3%, respectivamente.

Os idosos são os mais vulneráveis. Mais de 66% das pessoas com 70 anos ou mais têm ao menos uma condição de saúde propícia para o agravamento da Covid-19. Entre os indivíduos com 15 a 64 anos, 23% têm pelo menos uma comorbidade. No caso dos jovens com menos de 20 anos, a estimativa não passa de 5%.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?