metropoles.com

Taxas de câncer em todo o planeta devem aumentar em 60% até 2040

Deste total, mais de 81% dos doentes serão de países de baixa renda, onde crescem os números de casos de HPV, hepatite e tabagismo

atualizado

Compartilhar notícia

National Cancer Institute
cancer4
1 de 1 cancer4 - Foto: National Cancer Institute

Os números altos e persistentes de casos de HPV, hepatite e tabagismo fará com que o planeta tenha 60% a mais de pacientes com câncer até 2040, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado na segunda-feira (03/02/2020).

Deste total, mais de 81% dos doentes serão de países de baixa renda. Com recursos limitados, muitas nações mal conseguem investir no combate a doenças infecciosas e na manutenção de mães e bebês vivos durante a gravidez e a infância.

Em 2018, a OMS contabilizou 18,1 milhões de novos casos da doença, e a organização estima que esse número chegue a algo entre 29 e 37 milhões até 2040.

Apenas nos EUA o progresso contra o câncer tem sido espantoso, pois as taxas decrescentes de tabagismo e melhores tratamentos para as formas mais difíceis de vencer da doença melhoram as chances de sobrevivência.

Mas a OMS ressalta no estudo que sete milhões de vidas poderiam ser salvas, se houvesse melhora na triagem, além da vacinação contra o HPV e a hepatite. Estas duas doenças levam à maioria dos casos de câncer de colo de útero e câncer de fígado, respectivamente.

“Quando as pessoas têm acesso aos cuidados básicos e aos sistemas de orientação, é possível detectar o câncer em um estágio inicial, tratá-lo de forma eficaz e curá-lo”, ressaltou o Dr. Ren Minghui, diretor-geral-assistente, de cobertura universal de saúde e doenças transmissíveis e não transmissíveis da OMS.

No mundo todo – e nos EUA – o câncer é a segunda principal causa de morte. “Este é um alerta para todos nós, para combater as desigualdades inaceitáveis ​​entre os serviços de câncer nos países ricos e pobres“, afirmou Minghui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações