Semana de Combate à Surdez tem atendimentos gratuitos em Brasília

Ação acontece no shopping Conjunto Nacional até o dia 24 de novembro. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas possuem problemas auditivos

atualizado 19/11/2019 11:52

Divulgação

O Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia – IBORL promove, até o dia 24 de novembro, a Semana de Prevenção e Combate à Surdez. Uma das ações da semana serão os atendimentos na base de atendimento do IBORL, instalada na Praça Lúcio Costa, em frente ao Shopping Conjunto Nacional, onde serão realizados exames gratuitos para triagem auditiva.

Haverá distribuição de 50 senhas no início da manhã e 50 senhas no início da tarde. A estimativa é atender gratuitamente 700 pessoas durante a campanha.

Além dos atendimentos gratuitos ao público, dentro da semana serão realizados o Encontro Nacional da Diversidade Surda, no sábado (23/11/2019), no auditório da Câmara Legislativa. Clique aqui para fazer a sua inscrição.

O médico Fayez Bahmad Júnior, do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia – IBORL, esclarece que uma das razões para o atendimento gratuito é justamente sensibilizar a comunidade para a importância dos cuidados com a audição. Segundo ele, é comum as pessoas negligenciarem esta parte do corpo.

“Ouvir bem significa qualidade de vida. A surdez e o zumbido são problemas altamente tratáveis, desde que diagnosticados a tempo. Por isso, nosso compromisso em criar esta Semana de Prevenção e Combate à Surdez e promover saúde auditiva para as pessoas que mais precisam desses cuidados”, afirma o médico.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 400 milhões de pessoas sofrem de perda auditiva no mundo. No Brasil, estima-se que 10 milhões de pessoas possuam algum tipo de deficiência auditiva. De acordo com o IBGE, a cada mil recém-nascidos, três já nascem com surdez.

Corrida Caminhos da Audição
A 2ª Edição da “Corrida Caminhos da Audição – Prevenção e Combate à Surdez” busca conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde auditiva. A corrida acontece no domingo (24/11/2019), com largada às 7h da manhã, no Eixão Sul – Na Altura da Quadra 102/103.

Divulgação
A equipe do IBORL está mobilizada até dia 24 de novembro e deve atender 100 pessoas por dia

As inscrições estão abertas até amanhã (20/11/2019) ou até esgotarem as vagas. Para se inscrever acesse o site do IBORL ou o site da Central de Corrida.

 

Últimas notícias