Em meio a colapso, Saúde confirma caso de reinfecção por nova variante de Covid-19 em Manaus
A Fiocruz do estado do Amazonas já havia identificado e confirmado a situação de uma mulher de 29 anos
atualizado
Compartilhar notícia

O Ministério da Saúde confirmou, na manhã desta sexta-feira (15/1), o caso de reinfecção de Covid-19 pela nova variante do coronavírus em Manaus (AM). Trata-se de uma paciente de 29 anos, com sintomas leves. A jovem foi diagnosticada pela primeira vez em 24/3. Nove meses depois, em 30/12, recebeu outro resultado positivo.
A Fiocruz do Amazonas analisou amostras da mulher e encontrou mutações condizentes com a nova variante que vem circulando na capital do estado. O ministério foi notificado na quarta (13/1).
Como manda o protocolo, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) já foi informada, assim como a rede Cievs de Vigilância em Saúde. A pasta recomenda que todas as unidades federativas fortaleçam as atividades do controle da Covid-19, a investigação de surtos e o rastreamento de contatos. O governo pede ainda que seja ampliado o sequenciamento de rotina do coronavírus para identificar a variante.
Até o momento, dois casos de reinfecção com novas variantes foram notificados. Além do registrado em Manaus, há outro na Bahia, com mutação idêntica à da variante da África do Sul — esta situação segue em investigação.
Além desses pacientes, outros três receberam confirmação de reinfecção, mas com cepas que já circulavam anteriormente no Brasil. Os casos foram registrados no Rio Grande do Norte, em São Paulo e no Rio Grande do Sul.
A notícia da nova variante traz ainda mais preocupação, tendo em vista que o estado do Amazonas vive um momento de colapso na saúde. Sem oxigênio nos hospitais, os pacientes estão morrendo asfixiados em Manaus. Nesta sexta-feira (15/1), a Força Aérea Brasileira (FAB) começou a remoção de 230 doentes.
Confira imagens do caos em Manaus:

No Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, na zona centro-sul de Manaus, amigos e familiares aguardam a liberação dos corpos das vítimas de Covid-19 Fotos Hugo Barreto/Metrópoles

Município enfrenta colapso na rede de saúde Fotos Hugo Barreto/Metrópoles

Chegada de oxigênio ao hospital Fotos Hugo Barreto/Metrópoles

Corpos em câmaras frias Fotos Hugo Barreto/Metrópoles

Em janeiro de 2021, o consumo diário de oxigênio chegou a 76,5 mil metros cúbicos, afirma o governo. A produção da empresa é de apenas 28,2 mil metros cúbicos por dia Fotos Hugo Barreto/Metrópoles

Estado tem mais de 5,8 mil mortos por Covid-19 Fotos Hugo Barreto/Metrópoles

Em meio ao colapso do sistema de saúde causado pela Covid-19 em Manaus (AM), famílias se organizam para comprar oxigênio de forma particular Hugo Barreto/Metrópoles

Na manhã de sexta (15/1), o autônomo Adenauer Seixas, de 36 anos, chegou ao Hospital 28 de Agosto, na zona central de Manaus, com um cilindro de oxigênio de 5 litros Hugo Barreto/Metrópoles