metropoles.com

Saiba quais são as principais doenças transmitidas durante o beijo

Dentista faz alerta para saúde da boca e aponta doenças que podem ocorrer durante a troca de salivas

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Casal se beijando
1 de 1 Casal se beijando - Foto: Getty Images

Beijar é um gesto que representa carinho e afeto, mas existem cuidados que devem ser levados em consideração para evitar o risco de doenças bucais. Afinal, durante o contato entre as salivas de duas pessoas, ocorre uma troca de bactérias que pode causar infecções, como a mononucleose também conhecida como “doença do beijo”.

Cuidar da própria saúde bucal representa maior segurança na hora de beijar alguém. Escovar os dentes e a língua pelo menos três vezes ao dia e utilizar o fio dental são os cuidados mais básicos.

A cirurgiã-dentista Bruna Conde, de São Paulo, explica que a cor da gengiva pode ser um parâmetro da saúde bucal: os tons mais rosados ou de cor coral suave são os ideais. “Fique atento a alterações de hálito, bochechas, língua e lábios. Não se fixe somente em dentes brancos, pois existem bocas esteticamente bonitas que tem a higiene bucal em péssimo estado”, alerta.

Veja quais são as doenças mais comuns transmitidas pelo beijo:

Mononucleose infecciosa

Também conhecida como doença do beijo, a mononucleose infecciosa é causada pelo vírus Epstein-Barr e é transmitida principalmente pelo contato com a saliva de uma pessoa infectada. Os sintomas incluem febre, dor de garganta, fadiga e aumento dos gânglios linfáticos.

Herpes labial

Causada pelo vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1), a herpes labial é altamente contagiosa. A herpes é transmitida pelo contato com a saliva de uma pessoa infectada, principalmente através de beijos, compartilhamento de utensílios de cozinha ou banheiro e contato com feridas.

Sífilis

Sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum. Embora a transmissão dela através da saliva seja rara, pode ocorrer em casos de contato com feridas ou lesões na boca.

Doença periodontal

A doença periodental é uma inflamação que afeta as gengivas e os ossos que suportam os dentes. Acredita-se que as bactérias presentes na saliva possam contribuir para o desenvolvimento da doença periodontal

“Dor de dente, gengivas inchadas ou vermelhas, feridas na boca, mau hálito persistente ou dor ao mastigar podem indicar a presença de uma doença bucal”, aponta Bruna.

Caso a pessoa tenha alguma infecção na boca ou esteja com aftas ou feridas, é importante evitar o beijo até que o quadro seja controlado. É recomendável ainda conversar com o parceiro ou parceira sobre a saúde bucal e incentivar que ele ou ela também mantenha uma boa higiene.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?