metropoles.com

Saiba o que fazer em caso de picadas de escorpião

Christian Souza de Jesus, de 4 anos, morreu após ser atacado por um animal peçonhento na casa onde vivia com a família, em Taguatinga

atualizado

Compartilhar notícia

Toninho Tavares/Agência Brasília
escorpião
1 de 1 escorpião - Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Christian Souza de Jesus, de 4 anos, morreu na última sexta-feira (28/06/2019) após ser atacado por um escorpião na casa onde vivia com a família, em Taguatinga. A criança chegou a ser levada ao hospital da cidade, mas não resistiu ao veneno inoculado em seu corpo. A gravidade dos casos de picadas de escorpião depende da quantidade de veneno injetada, da imunidade da vítima e do atendimento prestado. A recomendação é procurar um médico imediatamente.

Os sintomas da picada de escorpião são vermelhidão, inchaço e dor no local. Nos casos mais graves, podem ocorrer enjoos, vômitos, dores de cabeça, espasmos musculares e queda da pressão.

Em caso de picada de escorpião, os primeiros socorros são:

  • Lavar o local da picada com água e sabão;
  • Manter o local da picada voltado para cima;
  • Não cortar, furar ou apertar o local da picada;
  • Beber bastante água;
  • Ir o mais rápido possível a um pronto-socorro.

O Centro de Informações Tóxicas do DF também está disponível no número 0800-644-6774 para as primeiras orientações em situações do gênero.

O tratamento inclui compressas com água morna para aliviar a dor local e o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, como dipirona ou ibuprofeno, receitados pelo médico. Em pacientes com sintomas mais graves, é necessário soroterapia para cortar o efeito do veneno no organismo. Nesses casos também é feita a hidratação com soro fisiológico na veia e a observação é mantida até que os sintomas tenham desaparecido.

Existem cerca de 30 espécies de escorpião no Brasil, sendo que as mais perigosas são: o amarelo, o marrom, o amarelo do nordeste e o escorpião preto da Amazônia. (Com informações do portal Tua Saúde)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?