Saiba como se prevenir contra o coronavírus (covid-19)

Saiba como prevenir o coronavírus. Lavar mãos, utilizar álcool em gel, evitar tocar olhos, nariz e boca são medidas importantes

atualizado 16/03/2020 10:57

Para se prevenir do coronavírus (covid-19), segundo o infectologista Jean Gorinchteyn, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, basta adotar práticas preventivas simples. “Não há motivo para pânico, mas é motivo para atenção. Não existe circulação desse vírus no Brasil. As vigilâncias epidemiológicas estão atentas para verificar a presença de outros pacientes diagnosticados e agir”, explica o doutor Jean Gorinchteyn.

A primeira forma de prevenção do coronavírus, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), é o cuidado com as mãos. Elas devem ser regularmente lavadas com água e sabão ou com álcool em gel. Qualquer um dos produtos mata o vírus do coronavírus presente nas mãos.

Outra forma de prevenir o coronavírus é evitar tocar os olhos, mãos e bocas. Isso porque se as mãos estiverem contaminadas, essas partes do corpo podem se transformar na porta de entrada do coronavírus no organismo. “Dentro do transporte público, a gente não tem condições de lavar as mãos. Por isso, andar com o álcool em gel é mais prático, porque ele é bastante eficaz e seguro”, diz Gorinchteyn.

A OMS ainda sugere, como método de prevenção do coronavírus, ter atenção com as pessoas ao redor, principalmente com o que considera como “boa higiene respiratória”. De acordo com Jean Gorinchteyn, isso significa cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou um lenço quando tossir ou espirrar. O lenço utilizado não deve ser reutilizado e precisa ser eliminado logo em seguida, adverte.

Caso perceba alguém espirrando ou tossindo, deve-se manter pelo menos a um metro de distância. Isso porque as gotículas líquidas do nariz ou da boca podem conter o coronavírus. “Mantenha os ambientes arejados e ventilados, principalmente no transporte público, e se puder sentar mais distante de quem esteja espirrando, melhor, mas sem criar constrangimentos”, avisa o infectologista.

Como se prevenir do Coronavírus

De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão do coronavírus pode ocorrer pelo ar ou contato pessoal com secreções contaminadas, como gotas de saliva, tosse, espirro, catarro. O contato com pessoas contaminadas, como aperto de mãos ou os famosos “beijinhos no rosto” também podem transmitir o coronavírus.

O Ministério da Saúde e a OMS divulgaram as principais formas de se prevenir do coronavírus e de evitar repassá-lo. Veja abaixo ponto a ponto:

  • Limpe regularmente e cuidadosamente as mãos com água e sabonete, ou usar um desinfetante à base de álcool.
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Mantenha pelo menos 1 metro de distância de qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.
  • Manter uma boa higiene respiratória, cobrindo a boca e o nariz com o cotovelo ou lenço de papel quando tossir ou espirrar. Em seguida, descartar o lenço usado imediatamente.
  • Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico.

Últimas notícias