Paciente com coronavírus confirmado cumpre quarentena em casa

O infectado passou 12 dias na Itália, entre 9 e 21 de fevereiro, a trabalho. Os primeiros sintomas surgiram no último domingo

atualizado 26/02/2020 12:58

primeiro paciente com coronavírus confirmado no Brasil está cumprindo quarentena em casa, em São Paulo, informou nesta quarta-feira (26/02), o subsecretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, durante coletiva de imprensa do Ministério da Saúde.

O infectado passou 12 dias na Itália, entre 9 e 21 de fevereiro, a trabalho. Os primeiros sintomas surgiram no último domingo (23/02/2020) e ele dirigiu-se ao Hospital Albert Einstein, onde o exame confirmou o novo vírus. Após a confirmação, o homem foi encaminhado para casa, com a orientação de cumprir quarentena.

Ele apresentava apenas sintomas leves, como tosse seca, dor de garganta e coriza, o que não justificou uma internação.

O primeiro exame que confirmou a doença foi realizado no próprio hospital na noite desta terça-feira de Carnaval (25/02/2020). Depois, o Instituto Adolf Lutz chancelou o diagnóstico na manhã desta quarta-feira (26/02/2020).

“Agora, passamos para uma nova situação. Um comitê de emergência está monitorando a situação”, explicou o secretário de Saúde de São Paulo, José Henrique Germann Ferreira. Nesta etapa, busca-se informações sobre o estado de saúde de todas as pessoas que estiveram com o infectado.

No mundo, o coronavírus já infectou 80.239 pessoas em 34 países, sendo que 2,7 mil morreram em casos confirmados. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Últimas notícias