Radioterapia reduz tempo de recuperação de pessoas com Covid-19, diz estudo

Baixas doses de radiação também diminuíram o tempo de alta hospitalar e a necessidade do uso de ventilação mecânica nesses pacientes

atualizado 16/07/2020 10:02

Detalhe de ataque ao pulmãoKATERYNA KON/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty

Um estudo preliminar realizado por médicos da Emory University de Atlanta, nos Estados Unidos, mostrou que o tratamento de radioterapia nos pulmões pode reduzir o tempo de recuperação de pacientes com pneumonia causada pela Covid-19 em nove dias, em média. As informações foram publicadas nessa terça-feira (14/7), no site medRxiv.

Os pesquisadores fizeram testes com 20 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, todas com perfis semelhantes. Dez delas receberam uma baixa dose de radiação nos pulmões e as outras dez seguiram com o tratamento convencional para a infecção. O tempo médio de recuperação passou de 12 dias, no grupo controle, para três dias nos pacientes tratados com radioterapia.

A terapia, segundo o médico Mohammad Khan contou à agência Reuters, “pode ​​reduzir a inflamação nos pulmões dos pacientes com Covid-19 e reduzir as citocinas que estão causando a inflamação”.

Ela também diminuiu o tempo médio necessário para a alta –de 20 para 12 dias – e a necessidade do uso de ventilação mecânica. Enquanto 40% dos pacientes precisaram do auxílio, apenas 10% usaram o equipamento após a radioterapia.

Para observar melhor os efeitos da radiação isoladamente, os médicos suspenderam o uso de medicamentos nos pacientes antes e após o tratamento com radiação nos pulmões.

O estudo ainda precisa passar pela revisão de outros especialistas. (Com informações do The New York Times)

Últimas notícias