Todos os mortos por Covid-19 têm evidência de trombose, diz pesquisa

O Imperial College London analisou os corpos de pessoas que faleceram por causa da doença e encontrou coágulos claros em todos

atualizado 15/07/2020 16:05

imagem de um coáguloBSIP/Universal Images Group via Getty Images

Com o passar dos meses, a ciência vai entendendo cada vez melhor como o coronavírus age no organismo humano e as razões pelas quais alguns pacientes morrem em decorrência da doença, enquanto outros só apresentam sintomas leves. Nesta quarta (15/7), mais uma pesquisa, desta vez feita pelo Imperial College London, no Reino Unido, afirmou ter encontrado evidências claras de trombose em todas as pessoas que faleceram com Covid-19.

De acordo com o estudo, que fez uma larga análise de autópsias, foram encontrados coágulos em todos os casos. “Vimos pacientes com trombose coronária (no coração) e vascular (nas veias e artérias). Então, aparentemente a ativação do sistema de coagulação é uma parte muito importante da doença”, afirma o professor Graham Cooke, um dos responsáveis pelo levantamento, ao Daily Mail.

“Acho que um dos detalhes que pode separar a Covid-19 de outras doenças virais é que um estado de hipercoagulação parece estar associada”, explica. Nesta semana, pesquisadores brasileiros conseguiram registrar, pela primeira vez, microtromboses em pacientes ainda vivos, mas em estado grave. Na segunda-feira, outro estudo encontrou coágulos em quase todos os órgãos de pessoas que faleceram em decorrência da doença.

0

Últimas notícias