metropoles.com

Posso fazer skincare com receitas caseiras? Dermatologista explica

Especialista alerta sobre os potenciais de receitas caseiras para skincare e ensina a identificar cada um dos tipos de pele

atualizado

Compartilhar notícia

Aja Koska/Getty Images
Foto colorida de mulher negra passando um creme verde no rosto enquanto olha para o espelho - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher negra passando um creme verde no rosto enquanto olha para o espelho - Metrópoles - Foto: Aja Koska/Getty Images

Quem deseja começar uma rotina de skincare pode se desanimar com os preços dos cosméticos. Por isso, muitas vezes, as receitas caseiras que aparecem pela internet acabam sendo a opção mais viável. Mas será que esta é também uma alternativa segura e eficaz?

Muitas dessas receitas envolvem ingredientes naturais como mel, aveia, iogurte e óleos essenciais – que, de fato, são benéficos para a saúde. Contudo, quando usados para o skincare, podem acarretar em riscos à pele, alerta a dermatologista Sylvia Ramuth, diretora técnica da rede Emagrecentro.

Riscos de receitas caseiras para skincare

Dentre os principais riscos, está a irritação da pele, principalmente para indivíduos com peles sensíveis; contaminação bacteriana, já que esses produtos podem estar contaminados por microrganismos e não contam com a regulamentação de dermocosméticos; e também há o risco de reações alérgicas.

Além disso, apesar de não ser um efeito colateral/adverso, muitas dessas receitas caseiras apresentam falta de eficácia. “Isso porque muitos desses ingredientes caseiros que aparecem na internet não apresentam evidências científicas para apoiar suas alegações de benefícios para a pele, e o pior alguns podem além de ser ineficazes, serem prejudiciais”, adverte a especialista.

Leia a notícia completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?