metropoles.com

Pfizer protocola na Anvisa resultados da fase 3 do estudo clínico da vacina

Atualização foi feita no site do órgão na tarde desta quarta (16/12) e é apenas parcial. Imunizante está no mesmo status que o de Oxford

atualizado

Compartilhar notícia

Aaron Chown – WPA Pool/Getty Images
vacina covid-19 Dose da Pfizer
1 de 1 vacina covid-19 Dose da Pfizer - Foto: Aaron Chown – WPA Pool/Getty Images

De acordo com uma atualização feita na tarde desta quarta-feira (16/12) no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Pfizer protocolou, junto ao órgão, a primeira parte dos resultados da fase 3 do estudo clínico.

A ação faz parte do processo de submissão continuada, quando a empresa entrega para a Anvisa resultados gradativamente, à medida que for fechando as informações. O objetivo é acelerar a análise da agência, já que o trâmite tradicional obriga as farmacêuticas a montarem um dossiê com todos os dados e submetê-los, de uma só vez, ao órgão. Desta maneira, os técnicos iniciam a avaliação assim que recebem os documentos.

A Pfizer é a segunda empresa produtora da vacina contra a Covid-19 a entregar os resultados parciais da última fase do estudo clínico. A AstraZeneca protocolou o pacote de informações em 4 de dezembro. As outras duas farmacêuticas que estão participando do processo continuado são a Janssen e Sinovac/Butantan, mas nenhuma das duas apresentou documentos até o momento.

A empresa americana Pfizer já solicitou o certificado de boas práticas de fabricação – que está em análise, assim como o pedido das outras três empresas. A inspeção realizada pela Anvisa nas fábricas da AstraZeneca e Sinovac na China fazem parte deste processo.

Uma vez que todos os documentos e resultados de testes forem entregues, é possível solicitar o registro definitivo da vacina, o qual será analisado pela Anvisa até 60 dias. Segundo o Plano de Imunização Nacional apresentado pelo Ministério da Saúde, a vacinação começará cinco dias após o aval da agência.

A tabela no site da Anvisa também confirma que nenhuma farmacêutica entrou com pedido de uso emergencial da vacina até o momento.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?