metropoles.com

Pessoas com depressão têm maior risco de infarto, dizem estudos

Pesquisas publicadas mostram que 46% dos pacientes que tiveram infarto apresentaram sintomas de depressão no ano anterior

atualizado

Compartilhar notícia

GettyImages
Imagem colorida mostra idoso cobrindo o rosto com as mãos - Metrópoles

Dois estudos publicados nas últimas semanas mostram que pacientes com depressão têm risco maior de sofrer um infarto. O primeiro levantamento, publicado no início de março na revista científica Neurology, mostra que 46% das pessoas que tiveram o problema cardíaco tiveram sintomas de distúrbios de humor no ano anterior, em comparação com um grupo controle.

Os cientistas da University Road, na Irlanda, descobriram ainda que pacientes com sintomas de depressão mais graves tinham mais chance de ter um infarto no ano seguinte. Sintomas depressivos diagnosticados previamente também foram associados a uma recuperação pior no mês seguinte ao infarto.

Já o segundo estudo, feito por pesquisadores da Lund University, na Suécia, mostra que pacientes com genes ligados à depressão, distúrbio bipolar e transtorno afetivo sazonal também têm risco genético maior de sofrer um infarto.

0

Os cientistas suecos dizem que se a população fizesse exames para identificar genes relacionados a transtornos de humor, também poderia ser aconselhada sobre o risco de ter um infarto e maneiras para diminuir as chances de ter o problema cardíaco.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações