metropoles.com

Pesquisa mostra que 30g de chocolate amargo ao dia traz felicidade

Pesquisadores da Universidade de Seul afirmam que a quantidade já é suficiente para provocar alterações de ânimo positivas nas pessoas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Mulher comendo barra de chocolate
1 de 1 Mulher comendo barra de chocolate - Foto: Getty Images

Para muitos, um chocolate tem o poder de melhorar o dia. Em estudo publicado nesta semana, no Journal of Nutritional Biochemistry, cientistas sul-coreanos mostram evidências de que as pessoas que comem chocolate amargo são mais felizes do que as outras.

De acordo com os pesquisadores da Universidade Nacional de Seul, comer 30 gramas de chocolate com 85% de cacau todos os dias é o suficiente para melhorar o estado de ânimo.

Na pesquisa, 48 adultos saudáveis foram divididos em três grupos: 18 comeram chocolates 85% cacau, 16 consumiram chocolates com 70% de cacau (considerado meio amargo), e 14 não incluíram o item na dieta. Ao longo de três semanas, os voluntários avaliaram os próprios sentimentos segundo uma conhecida escala psicológica, a Positive and Negative Affect Schedule (PANAS).

Observou-se que o consumo de chocolate amargo reduziu significativamente o humor negativo no grupo que consumiu a versão com 85% de cacau, mas o mesmo não ocorreu nos outros dois grupos.

Bactéria que influencia no humor

Amostras de fezes mostraram que o primeiro grupo tinha também uma diversidade microbiana intestinal significativamente maior do que os outros grupos, com níveis mais altos de Blautia, uma bactéria intestinal associada a mudanças positivas no humor.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?