metropoles.com

Pesquisa: anticorpos para outros coronavírus são ineficazes contra Covid-19

Estudo mostra que defesas adquiridas anteriormente como reação a outros vírus não previnem infecção provocada pelo Sars-CoV-2

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
coronavírus ilustração
1 de 1 coronavírus ilustração - Foto: Getty Images

Nos primeiros meses da pandemia, cientistas levantaram a hipótese de que pessoas já infectadas por outros coronavírus (normalmente responsáveis por gripes leves) teriam anticorpos que funcionariam contra o Sars-CoV-2, responsável pela Covid-19.

Porém, uma pesquisa publicada nessa terça (9/2), na revista científica Cell, sugere que, apesar de alguns anticorpos serem capazes de se ligar ao novo coronavírus, eles não diminuem a chance de infecção ou a gravidade do quadro apresentado pelo paciente.

Scott Hensley, professor da Universidade da Pennsylvania e responsável pelo trabalho, explica que, apesar da ineficácia das proteínas de defesa ter sido confirmada pelo trabalho, ainda não se sabe se as células dos tipos B e T, que também são acionadas a partir do contato com patógenos, podem ser eficazes contra o vírus.

Foram analisadas amostras de sangue de cerca de 400 pessoas recolhidas em 2017. Mais de 20% delas carregavam anticorpos que, em teoria, também se encaixariam no coronavírus. Porém, em nenhum dos casos testados os anticorpos existentes foram capazes de neutralizar a infecção, tampouco foram relacionados a um desfecho melhor para as pessoas que vieram a pegar Covid-19.

Hensley e sua equipe afirmam que ainda é necessário pesquisas maiores para definir se os anticorpos decorrentes de outras infecções fariam alguma diferença na batalha contra o Sars-CoV-2. Estudos que envolvem outros tipos de resposta imune também são necessários.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?