Pescoço de texto: saiba evitar dores causadas pelo uso do celular

Especialistas ensinam ajustes simples na postura para tornar o uso do smartphone mais amigável à coluna

atualizado 12/05/2022 18:32

Mulher com dor no pescoço por uso de celularGetty Images

Você já ouviu falar na síndrome do pescoço de texto? Na última década, a experiência de uso dos telefones celulares passou por uma verdadeira revolução e o tempo que ficamos em frente às telas se ampliou por conta das possibilidades de informação, conhecimento e entretenimento que agora cabem na palma da mão.

No entanto, longos períodos segurando o aparelho com o pescoço abaixado em direção à tela ou os braços suspensos com os cotovelos flexionados causam dores nos músculos e ligamentos. A síndrome do pescoço de texto (text neck syndrome) é caracterizada por dores que irradiam do pescoço para o dorso e a região da lombar, como explica o ortopedista Luiz Fernando Borges Filho, do Hospital Brasília/ Dasa.

 

0

O ortopedista Victor Caponi Borba, do Hospital Brasília, unidade Águas Claras, explica que a postura da cabeça para frente e para baixo aumenta a carga mecânica das articulações e ligamentos da coluna cervical, além de demandar mais da musculatura posterior do tronco.

Isso pode levar ao desenvolvimento de deformidade óssea, inflamação ligamentar, pinçamento nervoso, estiramento muscular, compressão e/ou hérnia de disco, além de outras condições.

“A dor na região do pescoço, além de ter aumentado em prevalência na última década, também tem atingido cada vez mais indivíduos jovens”, afirma Borba.

Estratégias simples de correção da postura podem evitar desconfortos e tornar o tempo de uso do celular mais amigável à coluna. Confira 5 dicas:

  • Apoiar bem as costas quando sentado para garantir uma postura correta para usar o celular;
  • Manter o pescoço ereto;
  • Tentar deixar os braços apoiados. Quando não for possível, evitar flexionar muito;
  • Manter a tela do celular no nível dos olhos e não ficar com o pescoço abaixado para isso;
  • Fazer pausas para alongar o corpo.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias