Parar de fumar engorda? Veja 3 mitos e verdades sobre o cigarro

Tabagismo é uma das doenças crônicas que mais matam no planeta; saiba como lidar com o problema

atualizado 22/09/2021 11:33

Unsplash

Não é novidade para – quase – ninguém que o cigarro é prejudicial para saúde. Seja do fumante, ou das pessoas ao redor dele. Basta dar uma olhada no verso do maço de cigarro para descobrir como o hábito pode ser nocivo. Porém, abandonar o vício não é uma tarefa tão simples e, geralmente, necessita de ajuda especializada.

De acordo com o Instituto Nacional de Combate ao Câncer (INCA), o tabagismo é uma doença crônica, que ocorre por conta de uma dependência atrelada à nicotina, substância encontrada em produtos à base de tabaco, como o cigarro. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apontam que a doença é responsável por matar aproximadamente oito milhões de pessoas por ano no mundo.

Os números são alarmantes e apontam para a importância de largar o vício do cigarro o quanto antes. Porém, muitas pessoas que têm vontade de abandonar o tabagismo acabam esbarrando em informações desconexas e crenças populares infundadas. Para evitar que isso ocorra, Silvia Cury, gerente de psicologia do Hcor (Hospital do Coração), respondeu algumas dúvidas comuns sobre o assunto.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Mais lidas
Últimas notícias