“Pandemia estará controlada daqui a um ano”, afirma executivo da Moderna

Stephane Bancel acredita que circulação viral será drasticamente reduzida quando a população do mundo inteiro tiver acesso às vacinas

atualizado 23/09/2021 14:29

Vacina Moderna Covid-19Luka Dakskobler/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

O presidente-executivo da Moderna, Stephane Bancel, disse nesta quinta-feira (23/9) acreditar que a pandemia da Covid-19 estará controlada dentro de um ano, em razão do aumento global da produção de vacinas contra a doença.

Em entrevista ao jornal suíço Neue Zuercher Zeitung, Bancel afirmou que doses suficientes terão sido fabricadas para vacinar todas as 7,7 bilhões de pessoas do mundo até meados de 2022.

“Se você olhar para a expansão da capacidade de produção em toda a indústria nos últimos seis meses, doses suficientes devem estar disponíveis até meados do próximo ano para que todos neste planeta possam ser vacinados. Reforços também devem ser possíveis na medida necessária”, disse o executivo.

Veja quais são os sintomas mais frequentes de Covid-19:

0

Questionado sobre quando voltaremos a ter uma vida normal, ele calculou: “Contando a partir de hoje, daqui a um ano, presumo que sim”.

Bancel acredita que, inevitavelmente, todos serão infectados pelo novo coronavírus em algum momento, mas os vacinados se sairão bem da doença, uma vez que ela deve passar a ter um comportamento semelhante ao da gripe.

“Quem não se vacinar vai se imunizar naturalmente, porque a variante Delta é muito contagiosa. Dessa forma, vamos acabar em uma situação parecida com a da gripe. Você pode se vacinar e ter um bom inverno. Caso você não faça isso, corre o risco de ficar doente e possivelmente até acabar no hospital”, disse. (Com informações da Agência Reuters)

Últimas notícias