metropoles.com

Rica em ferro, ora-pro-nóbis é aliada na prevenção da anemia

A ora-pro-nóbis é uma planta alimentícia não convencional (Panc) que pode ser consumida para prevenir a carência em ferro, comum na anemia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
Imagem colorida de mão feminina cortando planta em cima de tábua - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de mão feminina cortando planta em cima de tábua - Metrópoles - Foto: GettyImages

Cansaço excessivo, fraqueza, falta de apetite e palidez são alguns dos sintomas da anemia, doença que está relacionada principalmente com uma alimentação desbalanceada e carente de nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.

A anemia por deficiência de ferro (ADF) leva à pior qualidade de vida do paciente e a um pior prognóstico para doenças em geral. Segundo o Ministério da Saúde, esta é a forma mais comum da doença em todas as faixas etárias.

Os cuidados com a alimentação podem ajudar a prevenir a anemia quando se dá prioridade a fontes de ferro – mineral necessário para a formação de glóbulos vermelhos saudáveis – como o brócolis, atum, peru, semente de abóbora, espinafre, carne vermelha, feijão e a ora-pro-nóbis.

Ora-pro-nóbis na prevenção da anemia

A planta alimentícia não convencional (Panc) tem poder medicinal por ser rica em proteínas, fibras, cálcio, fósforo e vitaminas — porém, a ora-pro-nóbis também tem bastante ferro, importante para a prevenção da anemia. Entre os aminoácidos essenciais presentes na planta destaca-se a lisina, encontrada em alto teor.

A deficiência em lisina pode resultar em cansaço, dificuldade de concentração, irritabilidade, olhos vermelhos, crescimento retardado, perda de cabelo, anemia e problemas reprodutivos. O aminoácido encontra-se na ora-pro-nóbis em concentração superior à encontrada no milho, couve, alface e espinafre.

“Estudos etnofarmacológicos mostram seu potencial para tratar anemia. Por conter ferro e lisina, pode prevenir e fortalecer o sistema imunológico”, afirmam pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano) no livro Tópicos Especiais em Estudos Agroecológicos na Região Sul da Bahia.

Porém, em pacientes que já têm anemia, o quadro normalmente não pode ser revertido apenas com mudanças pontuais na alimentação. “Dependendo do nível de anemia e do tempo, nem sempre só os alimentos vão ser suficientes para reverter. Na maioria dos casos, é necessária a suplementação em conjunto com os alimentos fontes”, afirma a nutricionista Laura de Sousa Silva, que atende em Brasília.

De acordo com a nutricionista, é importante fazer os exames e acompanhamento com profissional para um olhar atento e individualizado, principalmente as mulheres, que acabam sofrendo mais com anemias.

Como consumir?

A forma in natura da pra-pro-nóbis pode ser refogada para compor o prato de almoço, sopas e saladas ou consumida crua. A opção em pó facilita a incorporação na dieta, podendo ser misturada a sucos, shakes, vitaminas, preparações como tortas, molhos e omeletes, sem interferir muito no sabor.

Laura destaca que, para a prevenção da anemia, a ora-pro-nóbis deve ser incluída na dieta junto com alimentos fonte de vitamina C. O nutriente é fundamental para a absorção do ferro presente em alimentos de origem vegetal.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?