O que fazer em caso de pressão baixa? Veja dicas que podem ajudar

A hidratação é muito importante para que o corpo volte a funcionar de maneira adequada. Entre os recomendados, suco de tomate com laranja

Edmund Lowe Photography, Getty ImagesEdmund Lowe Photography, Getty Images

atualizado 12/02/2019 8:10

Pressão baixa, também chamada de hipotensão arterial, é verificada quando a pressão atinge valores iguais ou inferiores a 9 por 6. O que significa que o fluxo sanguíneo é transportado com menos ritmo pelo corpo. A maioria das pessoas nem apresenta sintomas, mas, em alguns comuns, há dor de cabeça, tontura, fraqueza ou sensação de desmaio. Em dias especialmente quentes, a pressão pode cair por conta da falta de hidratação.

Um dos procedimentos mais usados é colocar uma pitadinha de sal embaixo da língua, mas essa medida é desaconselhada porque o sal pode demorar mais de 4 horas para que consiga aumentar um pouco a pressão sanguínea, não tendo efeitos imediatos.

Confira algumas soluções caseiras simples para quem sofre desse problema:

– Suco de tomate com laranja: ambos são ricos em minerais que ajudam a combater a pressão baixa, especialmente quando é causada pela carência de potássio no organismo. Esse suco não tem qualquer contraindicação.

– Suco de abacaxi com gengibre e chá verde: receita contém bastante água e minerais, o que ajuda a aumentar a pressão arterial. Além disso, o gengibre é uma raiz adaptógena, funciona para regular o fluxo sanguíneo e tem efeitos anticoagulantes.

Alguns chás também têm o efeito caseiro desejado. Recomenda-se cerca de duas xícaras por dia.

Chá de ginseng: a raiz, bastante conhecida na medicina chinesa, ajuda a regular a pressão arterial. Pode ser combinada com limão para ter melhores resultados, pois a fruta ajuda a energizar o organismo, melhorando todo o seu funcionamento, incluindo a pressão arterial.

– Chá de alecrim: ferva algumas folhas na água e tome, pois o alecrim é utilizado para estimular o sistema nervoso central, bem como ativar a circulação sanguínea. Seu efeito tônico auxilia no cansaço físico e mental.

Últimas notícias