metropoles.com

Nova vacina contra a dengue apresenta eficácia de 80,2%

Teste foi feito em 20 mil crianças entre 4 e 16 anos em vários países. Apesar da alta taxa, ainda há preocupação sobre a segurança`

atualizado

Compartilhar notícia

istock
vacina sendo aplicada
1 de 1 vacina sendo aplicada - Foto: istock

Uma vacina experimental testada em 20 mil crianças na Ásia e América Latina pode ser uma nova esperança para combater o vírus da dengue. Fabricado pela farmacêutica Takeda, o medicamento apresentou 80,2% de eficácia em geral. Porém, como a versão da vacina da Sanofi usada em alguns países, pode ser que acabe potencializando casos de reincidência.

O vírus da dengue é dividido em quatro subtipos e é especial porque, uma vez que o paciente desenvolve anticorpos contra um sorotipo, quando é exposto a outro, esses anticorpos podem, na verdade, potencializar a infecção. Por isso, um segundo diagnóstico da doença é considerado, na maioria das vezes, mais perigoso. A primeira vacina, distribuída pela Sanofi, sofreu com essa característica e pode ter sido responsável por casos de pessoas internadas com variações mais fortes de dengue, mesmo sendo a primeira exposição delas à doença.

A pesquisa da Takeda, ao contrário da Sanofi, perguntou aos participantes se já tinham tido dengue, para monitorar os resultados – nesse grupo, houve eficácia de 74,9% e, apesar de a vacina proteger contra todos os subtipos do vírus, não funcionou para o sorotipo 3. Os técnicos ainda não têm explicação para isso.

“Ainda precisamos esperar o estudo inteiro para saber se a eficácia persiste e se a segurança está assegurada”, afirma Leonila Dans, pediatra da Universidade das Filipinas, em entrevista à Science Magazine. A Takeda deve divulgar os dados sobre a situação dos pacientes 18 meses após a última vacina, no encontro anual da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene, que acontece no dia 23 de novembro. Os próximos passos da farmacêutica são tentar aprovação regulatória em países afetados, entre eles o Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?