metropoles.com

Médicos fazem 1ª cirurgia de aneurisma da aorta com uso de fibra óptica

Cabo cria imagens em 3D para garantir que o stent seja posicionado no local correto, eliminando a necessidade de repetidos raios-x

atualizado

Compartilhar notícia

Guy’s and St Thomas’/Divulgação
Kevin Dowd, paciente, e seu médico, o professor Bijan Modarai que testaram cirurgia cardíaca com fibra óptica - Metrópoles
1 de 1 Kevin Dowd, paciente, e seu médico, o professor Bijan Modarai que testaram cirurgia cardíaca com fibra óptica - Metrópoles - Foto: Guy’s and St Thomas’/Divulgação

Médicos ingleses usaram pela primeira vez uma fibra óptica para auxiliar na operação de um aneurisma da aorta abdominal de um paciente de 72 anos. A cirurgia, realizada em abril, usou as imagens captadas pelo cabo para acompanhar o caminho do procedimento, substituindo uma série de raios-x.

A fibra óptica tem a grossura de um fio de cabelo e uma espécie de câmera microscópica na ponta, que é passada pela virilha do paciente até seu abdômen. Com ela, se pode gerar imagens mais definidas e coloridas do sistema vascular enquanto acontece a operação. A cirurgia endovascular insere um stent no local afetado pelo aneurisma, garantindo o fluxo sanguíneo correto.

Além de dar mais segurança aos médicos, o procedimento com a fibra óptica evita que o paciente seja exposto à grande quantidade de radiação utilizada nos raios-x em série que são feitos para garantir que o stent seja posicionado no lugar certo.

“A visualização em 3D do paciente nos dá a possibilidade de trabalhar de forma mais fluida, o que significará procedimentos cada vez mais rápidos”, afirmou o cardiologista Bijan Modarai, responsável pela cirurgia, em comunicado publicado no site do hospital Guy’s and St Thomas’.

O paciente Kevin Dowd revelou que não teve medo de ser o primeiro a fazer o procedimento. “Eu senti total confiança no meu médico, senti que estava em boas mãos e me explicaram tudo que seria feito. Depois da cirurgia, sinto que estou voltando a ser eu mesmo de novo”, disse.

0

Futuro promissor

Atualmente, apenas nove hospitais no mundo contam com a tecnologia necessária para utilizar a fibra óptica em cirurgias. Ainda assim, os médicos responsáveis pelo caso de Dowd acreditam que, no futuro, a tecnologia será usada em todos os procedimentos endovasculares.

O aneurisma da aorta abdominal (AAA) atinge 2% da população com mais de 50 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações