Médico aponta 5 sinais de alerta para câncer em pacientes jovens
Sintomas persistentes merecem ser investigados, pois podem ser indicativos de tumores
atualizado
Compartilhar notícia

Um levantamento recente publicado no site Teenage Cancer Trust, do Reino Unido, apontou que menos da metade dos jovens com idades entre 18 e 24 anos consegue identificar corretamente sinais físicos que podem alertar para a possibilidade de um câncer.
Os tumores mais comuns entre a população jovem são os linfomas e as leucemias, que apresentam sintomas inespecíficos, como cansaço, inchaço na barriga e caroços. Entre os respondentes da pesquisa britânica, 56% afirmaram que não saberiam dizer quando um desses sinais requer investigação mais detalhada.
O oncologista Márcio Almeida, da Oncoclínicas Brasília, alerta para a necessidade de as pessoas conhecerem o próprio corpo e buscar ajuda sempre que perceberem alguma alteração que se torna persistente.
“É obrigação de cada um estar atento à própria saúde. Se aparecer um inchaço ou caroço, por menor que seja, as pessoas devem procurar atendimento médico para investigar”, alerta o oncologista.
O especialista chama a atenção para os 5 sinais físicos mais comuns de câncer em jovens:
1. Manchas
Pintas ou manchas no corpo devem ser monitoradas. Caso uma delas comece a crescer, mudar de cor ou de aspecto, é importante buscar um clínico ou dermatologista. As marcas podem não ser nada e desaparecerem sozinhas, mas, caso persistam, é importante buscar ajuda.
“Não é comum que uma pinta seja um tumor maligno, mas sempre é necessário investigar. Principalmente se ela começar a sangrar, mudar de cor ou formato”, aponta o oncologista.
2. Alterações de peso
Ninguém engorda nem perde peso sem motivo. Alterações dessa natureza merecem olhar clínico.
“Mudanças de peso sem explicação são preocupantes. Consideramos alterações bruscas quando um paciente perde, por exemplo, 10% do peso inicial em pouco tempo sem estar seguindo um programa de emagrecimento”, afirma o oncologista.
3. Cansaço excessivo
O especialista explica que, para crescerem, os tumores exigem muita energia. Uma das consequências mais comuns é que o paciente desenvolva anemia, que consiste em deficiência de ferro no sangue.
Quando há carência do mineral, os glóbulos vermelhos não conseguem transportar a quantidade necessária de oxigênio para os tecidos do corpo, o que provoca fadiga.
“Cansaço inespecífico e fadiga sem explicação podem ser, ou não, indicativos de câncer. Quando a indisposição e a fraqueza começam a incomodar, a recomendação é que a pessoa procure ajuda”, frisa Almeida.
Conheça sinais que podem indicar a presença de um câncer

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer é um dos principais problemas de saúde pública no mundo e é uma das quatro principais causas de morte antes dos 70 anos em diversos países. Por ser um problema cada vez mais comum, o quanto antes for identificado, maiores serão as chances de recuperação boonchai wedmakawand

Por isso, é importante estar atento aos sinais que o corpo dá. Apesar de alguns tumores não apresentarem sintomas, o câncer, muitas vezes, causa mudanças no organismo. Conheça alguns sinais que podem surgir na presença da doença Phynart Studio/ Getty Images

A perda de peso sem nenhum motivo aparente pode ser um dos principais sintomas de diversos tipos de cânceres, tais como: câncer no estômago, pulmão, pâncreas, etc. Flashpop/ Getty Images

Mudanças persistentes na textura da pele, sem motivo aparente, também pode ser um alerta, especialmente se forem inchaços e caroços no seio, pescoço, virilha, testículos, axila e estômago FG Trade/ Getty Images

A tosse persistente, apesar de ser um sintoma comum de diversas doenças, deve ser investigada caso continue por mais de quatro semanas. Se for acompanhada de falta de ar e de sangue, por exemplo, pode ser um indicativo de câncer no pulmão South_agency/ Getty Images

Outro sinal característico da existência de um câncer é a modificação do aspecto de pintas. Mudanças no tamanho, cor e formato também devem ser investigadas, especialmente se descamarem, sangrarem ou apresentarem líquido retido Peter Dazeley/ Getty Images

A presença de sangue nas fezes ou na urina pode ser sinal de câncer nos rins, bexiga ou intestino. Além disso, dor e dificuldades na hora de urinar também devem ser investigados RealPeopleGroup/ Getty Images

Dores sem motivo aparente e que durem mais de quatro semanas, de forma frequente ou intermitente, podem ser um sinal da existência de câncer. Isso porque alguns tumores podem pressionar ossos, nervos e outros órgãos, causando incômodos ljubaphoto/ Getty Images

Azia forte, recorrente, que apresente dor e que, aparentemente, não passa, pode indicar vários tipos de doenças, como câncer de garganta ou estômago. Além disso, a dificuldade e a dor ao engolir também devem ser investigadas, pois podem ser sinal de câncer de esôfago DjelicS/ Getty Images
4. Dor que não passa
O paciente, com dores crônicas sem razão específica, deve procurar ajuda médica. Almeida explica que o câncer em si não dói, mas a sensação ocorre quando o tumor comprime um ou mais nervos.
A dor crônica pode denunciar a região onde o câncer está crescendo.
5. Nódulos e inchaços
Nódulos e inchaços precisam ser investigados caso não desapareçam em até três semanas. A presença de um caroço pode indicar um cisto, um tumor benigno ou até mesmo um câncer.
“O paciente deve ter em mente que o diagnóstico permite o tratamento, sendo assim é melhor descobrir a razão dos sintomas do que, simplesmente, ignorá-los”, ressalta o médico.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.