Japão diz ter encontrado variante do coronavírus em 4 viajantes brasileiros

O governo do Japão disse que três dos quatro pacientes apresentaram sintomas como dor de cabeça, dor de garganta e febre

atualizado 10/01/2021 20:42

coronavírus covid sars-cov-2 Freepik/Reprodução

O governo do Japão afirmou neste domingo (10/1) ter encontrado uma variante do coronavírus em quatro turistas brasileiras que estiveram no estado do Amazonas. De acordo com a Reuters, os viajantes retornaram ao Japão no dia 2 de janeiro, pelo Aeroporto Internacional de Tóquio.

Segundo um porta-voz do Ministério da Saúde do Japão, a nova cepa difere das variantes altamente infecciosas encontradas pela primeira vez na Grã-Bretanha e na África do Sul.

“No momento, não há provas de que a nova variante encontrada nos brasileiros seja altamente infecciosa”, disse o diretor do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, Takaji Wakita.

Embora não haja informações sobre as cidades visitadas no Amazonas, o governo japonês informou os sintomas apresentados pelos quatro viajantes. De acordo com informações oficiais, um homem com cerca de 40 anos teve problemas para respirar e uma mulher por volta dos 30 apresentou dor de cabeça e dor de garganta.

Ainda, um adolescente do sexo masculino teve febre, enquanto uma jovem, também adolescente, não teve nenhum sintoma.

Até sábado (9/1), Amazonas contabilizou 5.669 mortes de Covid-19 e 212.996 casos confirmados. O número de óbitos do estado brasileiro é superior ao registrado em todo o Japão, que tem 4.061 vítimas fatais e 289 mil casos confirmados da doença.

Mais lidas
Últimas notícias