metropoles.com

Jabuticaba: saiba quais são os benefícios da frutinha brasileira

Planta brasileira, a jabuticaba é rica em fibras e vitamina C, além de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias

atualizado

Compartilhar notícia

GettyImages
Imagem mostra várias jabuticabas em um recipiente e espalhadas em uma mesa de madeira. Foto também mostra um pote de geleia roxa e um medidor - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra várias jabuticabas em um recipiente e espalhadas em uma mesa de madeira. Foto também mostra um pote de geleia roxa e um medidor - Metrópoles - Foto: GettyImages

Fruta tipicamente brasileira, a jabuticaba é rica em nutrientes como vitamina C, quecetina e taninos, que têm ação antioxidante e ajudam a combater os radicais livres, evitando o envelhecimento do organismo. A frutinha também tem antocianinas, que dão a cor roxa à jabuticaba e são conhecidas por ajudar a regular a glicemia.

Por ser rica em fibras, quando consumida em excesso, a jabuticaba pode gerar inchaço, gases e constipação. Porém, é difícil chegar em uma quantidade perigosa. A indicação dos nutricionistas é ingerir cerca de 30 gramas de fibras por dia, e 100 g de jabuticaba (20 frutas) têm apenas 2,3 g.

Confira alguns dos benefícios da jabuticaba

Ajuda na perda de peso

Cada 100 gramas de jabuticaba têm apenas 58 calorias e poucos carboidratos. Por ser rica em fibras, a fruta também promove a saciedade, reduzindo o apetite e fazendo o consumidor comer menos em outras refeições.

Árvores de jabuticaba são cobertas por pontinhos pretos, suculentos e doces

Melhora o funcionamento do intestino

As fibras da jabuticaba aumentam a absorção de água no intestino, o que é essencial para que o trânsito intestinal ocorra corretamente. A fruta também é rica em magnésio, que ajuda no funcionamento da digestão.

Promove uma boa saúde mental

As antocianinas e taninos, antioxidantes presentes na jabuticaba, ajudam a proteger as células do sistema nervoso, promovendo a produção de serotonina (um neurotransmissor envolvido na regulação do humor e bem estar).

Ajuda a controlar a glicemia e a diabetes

As fibras ajudam a diminuir a absorção de açúcar no organismo, equilibrando os níveis de glicose no sangue. Substâncias presentes na casca da jabuticaba também modulam o metabolismo da glicose, inclusive no período após as refeições.

Diminui o colesterol ruim

As fibras também atuam na absorção da gordura dos alimentos, diminuindo o nível de colesterol ruim (LDL) que circula no corpo.

0

Regula a pressão alta

A jabuticaba é rica em potássio, substância que está envolvida no processo de eliminação do excesso de sódio pela urina. Os componentes antioxidantes e anti-inflamatórios também promovem a saúde das artérias, garantindo a circulação saudável de sangue.

Previne lesões musculares

As antocianinas, vitamina C e taninos presentes na jabuticaba têm propriedades anti-inflamatórias, ajudando a evitar danos musculares.

Fortalece o sistema imunológico

O zinco presente na fruta é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico, uma vez que ajuda na fabricação das células de defesa do corpo.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?