metropoles.com

“Vivia com dor”, conta influenciadora que tem acne severa há 14 anos

Eduarda Lemes usa as redes sociais para falar de sua luta contra a acne e lidar com o estigma da condição. Entenda o que é o quadro

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram/_dudaalemes
Foto mostra jovem com doença de pele olhando diretamente para a câmera - Metrópoles
1 de 1 Foto mostra jovem com doença de pele olhando diretamente para a câmera - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram/_dudaalemes

Embora a acne seja parte da vida da maioria das pessoas, especialmente na juventude, ainda existe um estigma ao redor da condição. A pressão social em relação às espinhas fez com que a influenciadora Eduarda Lemes, 23, se definisse como “uma monstrinha”.

Ela vive com a acne desde os 9 anos. Depois dos 12, a jovem começou a manifestar uma forma mais severa da condição — além de ter dificuldade na rotina, Eduarda ainda sofreu com problemas de autoestima. “Vivia com dor, doía lavar o rosto, dormir era terrível para mim”, conta, em entrevista à Marie Claire.

A acne é um desequilíbrio da pele que leva ao bloqueio de poros com sebo ou outras substâncias, levando a inflamações doloridas e acúmulo de pus. O quadro pode ter diversas causas, como predisposição genética, má alimentação, problemas hormonais e até uso de anabolizantes.

Embora as espinhas estejam associadas aos primeiros anos da juventude, em pessoas que têm acne severa elas não desaparecem com o tempo. Nesses casos, é preciso fazer um tratamento dermatológico para controlar a condição.

Segundo a dermatologista Paola Pomerantzeff, é preciso consultar um especialista para escolher o melhor tratamento, que pode incluir medicamentos orais e tópicos. “Embora alguns dos remédios sejam de venda livre, é sempre importante que um especialista avalie a pele. Para os casos severos, continua sendo recomendado o Roacutan, que tem venda mais restrita”, diz a médica.

0

Após anos tentando dezenas de tratamentos caseiros inefetivos, Eduarda decidiu que não iria mais se isolar e começou a mostrar as dificuldades de lidar com o rosto e com a parte superior de seu corpo tomados por espinhas.

Graças à repercussão nas redes sociais, ela conseguiu ajuda de um dermatologista e está tratando a acne severa com Roacutan. “Nunca me senti tão bem. Gravar os vídeos e começar essa jornada do tratamento mudaram completamente a forma com que eu me relaciono com minha imagem”, completa.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?