metropoles.com

Sofre com a acne? Dermatologista aponta grandes causadores do problema

À coluna, o médico Thiago Perfeito explica os diferentes tipos e razões para o surgimento da acne, principalmente na fase adulta

atualizado

Compartilhar notícia

Acne – espinhas
1 de 1 Acne – espinhas - Foto: null

É difícil encontrar alguém que nunca precisou lidar com as temidas espinhas ao longo da vida. Embora sejam comuns na adolescência e no início da vida adulta, as acnes podem continuar aparecendo com o decorrer da idade por diversos fatores.

De acordo com dermatologista Thiago Perfeito, desequilíbrios hormonais, estresse, alimentação inadequada e uso de produtos que irritam a derme são as principais razões para o surgimento do problema inflamatório nos adultos.

“A acne é causada por uma combinação de fatores. A produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas, o que obstrui os poros; o acúmulo de células mortas na superfície da pele, que dificulta a eliminação do sebo; e o aparecimento de bactérias pode provocar inflamação e infecção nas lesões. Fatores externos, como o clima, também causam uma piora do quadro”, explica o médico.

Rosto de mulher tocando os dedos na pele da bochecha e no queixo - Metrópoles
Enquanto a acne se origina pelo acúmulo de sebo nos poros, a rosácea é o aparecimento de vermelhidão no rosto, especialmente na região das bochechas, nariz e testa

À Coluna Claudia Meireles, o especialista, pós-graduado pelo ISBRAE, explica que há vários tipos de acne, que se diferenciam pela aparência e intensidade: leve, moderada ou grave. Alguns casos podem deixar cicatrizes permanentes no rosto.

“Tem a acne comedoniana, que se caracteriza por cravos abertos (pontos pretos) e fechados (pontos brancos). Outro tipo é a pustulosa, que forma lesões inflamadas com pus. Já a cística é mais profunda e pode causar nódulos dolorosos”, explica Thiago.

Foto colorida de mulher estourando espinhas em frente a um espelho - Metrópoles
Estourar espinhas deixa o rosto com cicatrizes

Cuidados

Mesmo comuns, é importante procurar ajuda médica quando o problema começar a interferir na qualidade de vida. “Se tiver lesões dolorosas, se a acne se espalhar por uma grande área do rosto ou do corpo, ou perceber que está ficando com cicatrizes, um dermatologista é o profissional mais qualificado para avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento”, afirma.

Além do tratamento médico, Perfeito reforça que algumas medidas preventivas ajudam no controle das inflamações, como manter a rotina de cuidados com a pele por meio da limpeza diária com produtos suaves e hidratação adequada.

“Evite também consumo excessivo de alimentos gordurosos, açucarados ou industrializados, que podem estimular a produção de sebo. Além disso, é fundamental ter apoio emocional e boa autoestima, pois a acne pode afetar a confiança e bem-estar”, finaliza.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?