metropoles.com

Infertilidade masculina aumenta riscos de câncer de próstata

Pesquisa sueca mostra que quanto mais grave o grau de infertilidade do homem, maior é a chance de que ele desenvolva a doença no futuro

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
ilustração de espermatozoides
1 de 1 ilustração de espermatozoides - Foto: iStock

Um estudo publicado no British Medical Journal revelou que homens com problemas de fertilidade podem ter mais chances de desenvolver câncer de próstata. O trabalho foi feito pela Universidade de Lund, na Suécia. De acordo com a pesquisa, o mecanismo biológico que conecta os dois problemas ainda não é conhecido, mas anormalidades no cromossomo Y podem ser possíveis causas.

A análise foi feita com dados de 1,2 milhão de homens que se tornaram pais de primeira viagem entre 1994 e 2014. A equipe médica avaliou quais receberam o diagnóstico de câncer de próstata até 20 anos depois do nascimento das crianças.

A maioria (97%) dos bebês foi concebida naturalmente, contra 1,7% por fertilização in vitro. Cerca de 1,3% dos nascimentos foi a partir da técnica ICSI, em que é feita a injeção direta de um espermatozoide no óvulo.

A doença foi diagnosticada em 0,28% dos homens que se tornaram pais de forma natural, contra 0,37% dos pais que precisaram da fertilização in vitro e 0,42% dos participantes que recorreram ao ICSI.

Para os homens que precisaram do ICSI para se tornarem pais, o risco de ter câncer de próstata de forma precoce, ou seja, antes dos 55 anos, foi quase duplicado, segundo o trabalho. A técnica é usada para os casos mais graves de infertilidade.

Apesar de ainda não saberem exatamente a ligação entre infertilidade masculina e o câncer, os pesquisadores acreditam ter evidências suficientes para relacionar as duas condições. Segundo eles, homens diagnosticados com problemas de fertilidade na faixa dos 20 a 30 anos deveriam ser orientados a respeito da possibilidade de desenvolverem câncer de próstata aos 50 ou 60 anos.

O câncer de próstata só perde para o câncer de pele como o tipo mais frequente entre os homens. O tumor afeta a glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

As estimativas apontam para um risco estimado de 66,1 casos novos a cada 100 mil homens. Os principais fatores de risco são idade (no Brasil, a cada 10 homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos), histórico de câncer na família e sobrepeso ou obesidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?