Homens são infectados com parasitas após transplante de rim nos EUA

Doador estava infectado com os vermes antes de morrer. Transplantados foram internados e médicos encontraram infestação de parasitas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

The New England Journal of Medicine ©2025
Imagem mostra vermes enrolados com coloração rosada - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra vermes enrolados com coloração rosada - Metrópoles - Foto: The New England Journal of Medicine ©2025

Os Estados Unidos registraram dois casos raros de pacientes que receberam rins e foram infectados pelos vermes parasitas Strongyloides stercoralis. O relato foi publicado na revista The New England Journal of Medicine em 18 de junho.

O primeiro paciente, de 61 anos, foi hospitalizado dez semanas após o transplante com náusea, vômitos, sede excessiva, desconforto abdominal, dor nas costas e febre. O quadro estava piorando rapidamente, e o homem entrou em falência respiratória com baixíssima pressão sanguínea — ele foi transferido de hospital, e os médicos perceberam uma irritação na pele com marcas roxas.

Foi feita uma bateria de exames, considerando que o paciente estava tomando imunossupressivos para evitar a rejeição do rim transplantado e antibióticos. Só depois de descartar outras possibilidades, os médicos descobriram que os níveis de um tipo específico de célular de defesa que luta contra parasitas estava muito alto.

Homens são infectados com parasitas após transplante de rim nos EUA - destaque galeria
2 imagens
Vermes que foram encontrados na análise de tecidos do paciente
Sintoma que preocupou os médicos, manchas roxas apontaram para infecção com verme
1 de 2

Sintoma que preocupou os médicos, manchas roxas apontaram para infecção com verme

The New England Journal of Medicine ©2025
Vermes que foram encontrados na análise de tecidos do paciente
2 de 2

Vermes que foram encontrados na análise de tecidos do paciente

The New England Journal of Medicine ©2025

Analisando o sangue do paciente e do doador, os profissionais de saúde descobriram que o homem tinha anticorpos contra o verme Strongyloides stercoralis, indicando que o sistema imunológico teve contato com o parasita.

Foram feitas análises de vários tecidos do paciente, incluindo abdomen, pele e pulmões: só aí os médicos encontraram os vermes espalhados pelo corpo do homem. O norte-americano foi tratado e se recuperou.

Infecção de doador com vermes e alerta para outros transplantados

A equipe médica sinalizou a central de transplantes sobre a necessidade de verificar outros pacientes que receberam órgãos do mesmo homem. Foi o que salvou a vida do segundo paciente, de 66 anos, que foi transplantado com o outro rim do doador e estava internado com os mesmos sintomas em outro hospital.

Infecções que acontecem a partir de transplantes são raras — segundo estudos, nos Estados Unidos, só 14 casos a cada 10 mil transplantes são registrados.

“Transplantes de órgãos salvam vidas. Em casos como esse, a comunicação e coordenação entre hospitais e o envolvimento de médicos especialistas em doenças infecciosas é importante, assim como o alerta da rede de transplantes”, afirma o porta-voz de um dos hospitais ao portal Live Science.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?