metropoles.com

Musculação faz bem para a saúde do cérebro de idosos, diz estudo

Pesquisa feita na Universidade da Flórida mostra que a prática de atividades físicas melhora a saúde cognitiva de idosos

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Idoso levantando peso na academia
1 de 1 Idoso levantando peso na academia - Foto: Getty Images

Os idosos que praticam exercícios aeróbicos e de musculação conseguem preservar melhor a saúde do cérebro em comparação com pessoas da mesma idade sedentárias, segundo estudo feito por psicólogos da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos.

Publicada na revista GeroScience, a pesquisa mostra que os benefícios da atividade física para a cognição são agilidade no raciocínio e capacidade de mudar ou adaptar o pensamento.

“As nossas descobertas não só oferecem esperança para um envelhecimento saudável, como também apresentam uma abordagem prática para manter ou mesmo melhorar a saúde cognitiva nas últimas décadas de vida”, afirmam os pesquisadores Brian Ho e Ronald Cohen, autores do trabalho, em artigo publicado na revista The Conversation.

Idosos ativos têm cérebro mais saudável

O estudo foi feito a partir da avaliação da função cognitiva de 184 idosos saudáveis, com idades entre 85 e 99 anos. Eles passaram por uma bateria de testes cognitivos e detalharam seus hábitos de atividades físicas. Cerca de 70% dos participantes, já praticava algum exercício físico antes da pesquisa.

Os idosos que faziam exercícios aeróbicos como natação e ciclismo ou atividades de força apresentaram melhor desempenho cognitivo. Os resultados foram positivos independentemente da intensidade ou da duração dos exercícios.

Os voluntários que conjugavam exercícios cardiovasculares e de força tiveram um desempenho ainda melhor em atividades cognitivas específicas, como a codificação de símbolos, demonstrando melhor entendimento de situações e se posicionando em relação a elas.

“Os resultados não são apenas números. Eles representam habilidades de pensamento do mundo real que podem afetar a qualidade de vida daqueles que estão entrando na idade dourada”, concluíram os autores do estudo.

0

 

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?