metropoles.com

Hospital da Criança realizará transplantes de fígado em 2020

Profissionais do DF serão treinados pelo Hospital Sírio-Libanês de São Paulo. Termo de cooperação foi assinado nesta segunda-feira (21/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Hospital Sírio Libanês em Brasília – Brasília(DF), 06/02/2019
1 de 1 Hospital Sírio Libanês em Brasília – Brasília(DF), 06/02/2019 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Um novo passo foi dado para realizar transplantes de fígado pediátricos no Distrito Federal. A partir de novembro, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) receberá a tutoria do Hospital Sírio-Libanês nesse tipo de procedimento. Um termo de cooperação foi assinado, nesta segunda-feira (21/10/2019), para oficializar a parceria entre as duas instituições.

A cooperação prevê a oferta de bolsas para oito profissionais do Hospital da Criança de Brasília. Médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos serão treinados em São Paulo pela equipe do Sírio-Libanês até dezembro de 2020. O objetivo do hospital, que já é um centro de referência no tratamento de doenças hepáticas, é realizar os transplantes hepáticos pediátricos no DF a partir do final do ano que vem.

“Esse trabalho é muito importante, porque os pacientes infantis da nossa região são encaminhados para outros locais na hora de fazerem o transplante. Temos, hoje, 34 pacientes necessitando do transplante hepático infantil. A partir do momento em que o Hospital da Criança começar a realizar, todos eles serão atendidos aqui, sendo mais um marco para o DF”, destacou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, presente à cerimônia de assinatura do termo de cooperação.

Uma das que anseiam pela novidade é Denise Moreira, 31 anos, mãe do pequeno André Luiz, de 8 meses, que espera por um transplante de fígado enquanto é acompanhado no HCB. “Além de ser muito dispendioso, ir para São Paulo fazer o transplante é muito cansativo. Fazer aqui é ter o conforto familiar, fora a redução de gastos”, afirma.

O superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, ressaltou que a parceria com o Sírio-Libanês “é mais um passo para consolidar o hospital como referência no DF”. Na mesma linha, Newton Alarcão, presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), que gere o HCB, destacou a cooperação como parte da história da unidade. “O hospital nasceu da parceria entre médicos, pacientes e comunidade. Esse momento é mais uma oportunidade de estarmos aprendendo a fazer o melhor, com segurança e excelência, toda essa parte de transplante hepático.” (Com informações da Secretaria de Saúde do DF)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?