metropoles.com

Hipertrofia do miocárdio: entenda doença que matou João Paulo Diniz

O empresário de 58 anos era triatleta e sofria da forma congênita da hipertrofia do miocárdio, condição que causa o aumento do coração

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução / Redes sociais
João Paulo Diniz
1 de 1 João Paulo Diniz - Foto: Reprodução / Redes sociais

João Paulo Diniz, filho de Abilio Diniz, morreu aos 58 anos após sofrer um infarto fulminante. O empresário era triatleta amador e passou mal após praticar esportes durante o dia. Seu pai revelou em livro que o filho sofria de hipertrofia do miocárdio congênita, uma condição que causa o aumento do coração. Com o inchaço do músculo, as veias coronárias têm mais dificuldade para irrigar o órgão.

O cardiologista Ausonius Sawczuk, do Hospital Albert Sabin, explica que a hipertrofia do miocárdio tem duas causas principais: a congênita, surgida no nascimento, e a adquirida ao longo da vida. A tipo da doença de João Paulo causava um risco maior de arritmia e potencialmente de infarto.

“O paciente tem mais facilidade de ter arritmias malignas e fatais, como também tem um risco aumentado de infarto e de morte”, alerta o médico.

Hipertrofia do miocárdio e exercícios físicos

A forma adquirida da doença pode ser causada por enfermidades como a hipertensão arterial, que faz o coração trabalhar sob forte pressão, resultando na hipertrofia ventricular. Ou também pela prática de exercícios extenuantes, chamada pelo especialista de “hipertrofia do atleta” – os quadros podem ser atenuados com a ajuda de algumas atividades físicas, mas esse não era o caso de João Paulo, que tinha contraindicação para praticar exercícios intensos.

0

O cardiologista explica que, na hipertrofia congênita, a condição não diminui com a atividade física. “Não foi o exercício que o matou, o que vitimou o João Paulo foi uma doença congênita”, atesta. Segundo Sawczuk, o exercício físico só traz benefícios quando iniciado após uma consulta médica e realizado dentro de uma faixa de treino específica para o biotipo, peso, idade, condição física e cardiovascular do paciente.

Para continuar lendo a reportagem, acesse o portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações