metropoles.com

Hepatite aguda: 16 crianças morreram e 10% precisaram de transplante

Estados Unidos já contabilizam 6 óbitos e casos no mundo inteiro ultrapassam os 600. No Brasil, o governo acompanha 44 pacientes

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
médicos analisam fígado
1 de 1 médicos analisam fígado - Foto: Getty Images

Na última semana, o governo dos Estados Unidos confirmou mais um óbito de criança em decorrência de hepatite aguda — o número de mortes já chega a 16 no mundo inteiro, e são mais de 600 casos diagnosticados até o momento. No Brasil, o Ministério da Saúde não registrou nenhuma morte, mas acompanha 44 casos.

Apesar de, em um primeiro momento, os casos de hepatite terem sido dados como “misteriosos”, já se sabe que a inflamação no fígado provavelmente é causada pelo adenovírus 41F. Alguns pesquisadores acreditam ainda que a infecção pelo coronavírus possa estar relacionada à inflamação exagerada do órgão.

Cerca de 10% das crianças diagnosticadas com a hepatite precisaram de transplante de fígado, de acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos EUA. A maioria dos casos é em pacientes com menos de 5 anos — justamente a faixa etária que ainda não foi imunizada contra o coronavírus. Isso descartou a possibilidade de a inflamação ser uma reação à vacina.

0

Os principais sintomas da hepatite são urina escura, dores musculares e nas articulações, olhos e pele amarelados (icterícia), febre, enjoo, náuseas, cansaço, dor de barriga, perda de apetite e fezes pálidas ou acinzentadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?