metropoles.com

Guru da dieta anti-inflamatória vem a Brasília falar sobre alimentação

O americano Barry Sears é criador da Zone Diet, que tem como adeptas várias atrizes de Hollywood, como Jennifer Aniston e Sandra Bullock

atualizado

Compartilhar notícia

Brooke Lark/Unsplash
Nutricionista revela almoço saudável que pode ser feito em cinco minutos
1 de 1 Nutricionista revela almoço saudável que pode ser feito em cinco minutos - Foto: Brooke Lark/Unsplash

Nos últimos 40 anos, o bioquímico americano Barry Sears estudou respostas inflamatórias. A reação do corpo a lesões ou infecções é, segundo o pesquisador, responsável por praticamente todas as doenças crônicas. Para lidar com o problema, Sears descobriu que a alimentação tem um papel essencial: a partir de uma dieta chamada Zone Diet, criada por ele, seria possível controlar como o corpo resolve a inflamação.

A dieta de Barry Sears tem seguidoras famosas, como as atrizes Jennifer Aniston, Sandra Bullock e Renée Zellweger e a cantora Madonna. Segundo o bioquímico, o aumento de peso deriva também de uma inflamação nas células. E uma alimentação saudável, com frutas, verduras, proteínas e ômega 3 seria ideal para reverter o processo e balancear o organismo.

Na próxima segunda-feira (17/06/2019), Sears estará em Brasília para uma palestra gratuita no Teatro da Unip (913 sul), que acontece às 20h. As inscrições podem ser feitas pelo site. O pesquisador conversou com o Metrópoles. Confira:

É possível perceber a inflamação? Existe algum sintoma?
Uma inflamação não resolvida está abaixo da percepção da dor. Não existem sintomas até que os órgãos passem a ser afetados pelos anos de dano acumulado. É por isso que doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas ou Alzheimer não ocorrem da noite para o dia. Mas, apesar da inflamação não doer, ela pode ser medida. O exame preventivo mais confiável é a razão do ácido graxo ômega-6 ácido araquidônico (AA) para o ácido graxo ômega-3 ácido eicosapentaenóico (EPA) no sangue. Quanto maior a razão AA/EPA, maiores são os níveis de inflamação não resolvida por todo o corpo. Dados epidemiológicos têm demonstrado que, quanto mais baixa a razão AA/EPA, maior é a longevidade daquela população.

Quais são os principais problemas de saúde desencadeados pela inflamação? Como ela acontece?
Praticamente todas as doenças crônicas são consequência de inflamação não resolvida. Ela é a consequência da inflamação causada por uma lesão (tanto externa quanto interna) não completamente curada pelo mecanismo interno natural do organismo. O nome científico para isso é resposta resolutiva, que é a combinação de eventos hormonais e genéticos altamente orquestrados, que são melhorados pela dieta, mas que também podem ser inibidos pela alimentação.

Quais são os alimentos que devíamos excluir da dieta? E quais não podem faltar?
Não é uma questão de excluir alimentos, mas de entender as consequências hormonais e genéticas deles. Como um exemplo, ácidos graxos ômega 3, fibras fermentáveis e polifenóis (os fitoquímicos que dão cor a frutas e legumes) promovem a resposta resolutiva. É por isso que dietas ricas em legumes com pouco amido e quantidades limitadas de frutas podem ser consideradas dietas anti-inflamatórias. Por outro lado, óleos vegetais, gorduras saturadas (especialmente ácido palmítico), calorias em excesso, e glicose em excesso, proveniente de grãos e amidos, tendem a bloquear a resposta resolutiva.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?