metropoles.com

Glaucoma: saiba como controlar doença que pode levar à cegueira

Segundo Associação Mundial do Glaucoma, cerca de 80 milhões de pessoas em todo o mundo têm a doença, mas metade dos indivíduos não sabe

atualizado

Compartilhar notícia

Dmitry Marchenko/EyeEm/Getty Images
Olhos cansados e avermelhados
1 de 1 Olhos cansados e avermelhados - Foto: Dmitry Marchenko/EyeEm/Getty Images

O glaucoma é a principal causa de cegueira evitável em todo o mundo. A doença ocorre por conta de um aumento na pressão dentro dos olhos, lesionando o nervo óptico e diminuindo progressivamente a capacidade da visão.

Estimativas da Associação Mundial do Glaucoma (GWA) apontam que cerca de 80 milhões de pessoas em todo o mundo têm a doença, mas metade não sabe. Para indivíduos com 40 anos, calcula-se que uma pessoa a cada 200 apresentam o quadro. A proporção aumenta conforme a idade avança e chega a ser um em cada oito a partir dos 80 anos.

Segundo a GWA, idosos, mulheres, indígenas e grupos de minoria étnica têm mais chances de desenvolver o glaucoma. Familiares de pessoas com a doença apresentam até 10 vezes mais chances de também manifestarem esse quadro.

Entre 6 a 12 de março, é realizada a Semana Mundial de Glaucoma e, para chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico e do tratamento da doença, a GWA lançou um guia com orientações às pessoas.

Principais recomendações para controlar a doença

Visite regularmente o seu oftalmologista

Os exames de check-ups oftalmológicos são tão importantes como quaisquer outros. Especialistas indicam não esperar pela perda perceptível da visão, pois este é um sintoma tardio irreversível do glaucoma não controlado.

De acordo com a Associação Mundial do Glaucoma, um tratamento eficaz para o glaucoma pode se tornar insuficiente caso não seja iniciado a tempo. Por isso, exames periódicos, podem confirmar a doença e estabelecer os tratamentos adequados se necessário.

Medições da pressão dos olhos e outros tratamentos oftalmológicos importantes só podem ser realizados em consultas presenciais.

Fique atento a alguns sinais

Visite o seu oftalmologista rapidamente se notar sinais como perda de visão, dor nos olhos e secreção ocular, principalmente se você passou por operações cirúrgicas recentes por conta do glaucoma. As condições podem estar associadas a uma piora no quadro e gerar um maior risco de perda irreversível da visão.

Glaucoma e Covid-19

Normalmente, a Covid-19 não influencia diretamente o glaucoma. No entanto, alguns medicamentos anti-inflamatórios usados no tratamento podem aumentar a pressão ocular em alguns pacientes. A Associação Mundial do Glaucoma ressalta que geralmente leva um certo tempo de uso, como algumas semanas, para aumentar a pressão.

Não deixe de realizar cirurgias quando indicadas

Algumas cirurgias podem gerar temor nos pacientes, mas não existe motivo para medo. Em algumas situações, medicamentos e colírios podem não ser suficientes para controlar o glaucoma, e a cirurgia pode ser necessária para proteger a visão.

A GWA indica conversar com seu oftalmologista para entender quando é o momento mais apropriado para realizar o seu procedimento cirúrgico. A associação lembra que o pós-operatório exigirá check-ups mais frequentes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?