metropoles.com

“Fungo preto”: AM confirma morte de paciente por mucormicose

O homem de 56 anos havia sido internado em 12 de abril com sintomas gripais e um incômodo no olho que avançou para uma infecção local

atualizado

Compartilhar notícia

Unicamp/Reprodução
Caso de fungo negro é investigado em paciente pós-Covid de SC
1 de 1 Caso de fungo negro é investigado em paciente pós-Covid de SC - Foto: Unicamp/Reprodução

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, em Manaus, confirmou, na terça-feira (1°/6), a morte de um homem de 56 anos por mucormicose, uma infecção causada pelo “fungo preto” – como são popularmente chamados os fungos da família Mucorales por conta da necrose que provocam em tecidos do corpo.

O caso de Manaus vinha sendo investigado desde abril. O paciente, com histórico de diabetes do tipo 2, foi internado em 12 de abril, no hospital e pronto-socorro João Lúcio, na capital do Amazonas, e, em seguida, foi transferido para o hospital da Fundação de Medicina Tropical, onde faleceu quatro dias depois. De acordo com a fundação, ele fazia uso de insulina e havia recebido a primeira dose da vacina Coronavac em 1º de abril.

O paciente chegou ao hospital com sintomas gripais e coceira acentuada no olho direito, que avançou para uma infecção local. Um teste do tipo RT-PCR teve resultado negativo para infecção pelo novo coronavírus.

Um exame de cultura do material colhido confirmou a presença do fungo Rhizopus spp, compatível com a mucormicose. Esse material foi enviado para o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e foi emitido um alerta para os médicos que atendem pacientes com diabetes e Covid-19.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?